Significado de Orçamento

O que é Orçamento:

Orçamento é o nome dado para a avaliação ou cálculo especulativo do custo de uma obra ou serviço a ser prestado.

A definição de um orçamento, normalmente, leva em consideração duas principais características: a receita, ou seja, o valor arrecadado ou disponível, e a despesa, que seria o valor a ser gasto para a conclusão ou manutenção de algo.

Os orçamentos estão presentes em vários aspectos da vida cotidiana, desde o planejamento para uma reforma na casa, até os valores que serão destinados para a manutenção de serviços públicos do governo, que afetam direta ou indiretamente a vida dos cidadãos.

Exemplo: “O eletricista fez um orçamento de dois mil reais para consertar todo o sistema elétrico da casa”.

Em inglês, a palavra “orçamento” é traduzida para budget.

Saiba mais sobre o significado de budget.

Orçamento público

O orçamento público é o planejamento feito com os recursos públicos (dinheiro público, cobrado a partir de impostos, por exemplo), para suprir as necessidades prioritárias da sociedade, como a saúde, educação, cultura e etc.

A decisão do orçamento público é tomada pelo poder político (Ministério da Fazenda, Ministério das Finanças e Ministério do Planejamento), que representa o povo, tendo em conta as receitas e despesas emergenciais do país.

No Brasil, o Orçamento Geral da União é quem dita todas as despesas que o Governo Federal, assim como o Poder Legislativo, Executivo e Judiciário, terão ao longo do ano.

Orçamento participativo

O conceito do Orçamento Participativo está relacionado com a democracia participativa.

Isso significa que, todos os cidadãos teriam o direito a participarem da decisão do orçamento público para a região em que habitam, opinando sobre os aspectos mais emergenciais que deveriam ser alvos de maiores investimentos.

Orçamento empresarial

Significa planejar as despesas, os lucros e os investimentos que uma empresa terá ao longo de um determinado período de tempo futuro.

O orçamento empresarial pode ser considerado uma previsão e precaução que as empresas fazem, definindo metas e objetivos.

A definição de um orçamento realista e detalhado, nestes casos, ajuda a corrigir erros, ultrapassar dificuldades financeiras e prováveis crises.

Data de atualização: 03/07/2019.