Significado de Plenitude
O que é Plenitude:
Plenitude significa completo, pleno ou cheio. É o estado daquilo que foi feito na totalidade, que atingiu a avaliação ou medida máxima.
Em Filosofia, o "Princípio da Plenitude" foi estudado pelo historiador americano Arthur Lovejoy, na sua famosa obra: "The Great Chain of Being" (A Grande Cadeia do Ser), de 1936, com base nas ideias de Platão, na qual afirma que o universo é completo (pleno), porque se constitui de uma diversidade máxima de formas, em que todas as formas possíveis tornam-se atuais.
"Plenitude" é uma coletânea de poemas da autoria do escritor mexicano Amado Nervo, que foi publicada em 1918. Nesta obra, o autor busca a perfeição espiritual e a plenitude, e revela uma veia mística de alguém que experimentou a sede da alma em um silencioso diálogo com Deus. Amado Nervo se dirige ao Deus desconhecido com uma sincera humildade: "Não sou demasiado sábio para Te negar, Senhor, e basta abrir os olhos para Te encontrar".
Plenitude de Deus
No sentido espiritual e religioso, fala-se em plenitude de Deus, que consiste na aceitação dos preceitos divinos para haver a redenção da alma humana. Através de Jesus Cristo, que possui a plenitude divina, o homem também consegue atingir o estado de plenitude e contínua satisfação.
Na oração do apóstolo Paulo a favor dos efésios, ele deseja que eles possam "conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." (Efésios 3:19)
Plenitude de defesa
No Direito, surge o conceito de "plenitude de defesa" onde o indivíduo acusado tem o direito de exercer a autodefesa através do interrogatório, com acompanhamento de um advogado habilitado para o efeito.
Ainda no Direito, o "Princípio da plenitude do ordenamento jurídico" refere que a ordem jurídica é completa, plena, sem lacunas, porque supostamente possui os próprios instrumentos essenciais para conseguir colmatar qualquer falha que surja no exercício da atividade.