Distopia: qual é o significado

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação

A distopia é a representação de uma realidade ou sociedade imaginária opressora e aterrorizante. É o oposto de utopia.

O termo distopia acaba por caracterizar um gênero artístico que apresenta um imaginário sobre o futuro, em que este é lugar de opressão e violência, geralmente sob regimes políticos totalitários.

Há vários filmes e livros em que as suas histórias acontecem em realidades distópicas. Essas obras, geralmente, têm um caráter crítico a respeito do autoritarismo, de ditaduras, da liberdade e outras questões políticas e sociais.

Distopia e Utopia

Distopia e Utopia são opostos. Enquanto a utopia caracteriza um lugar ou realidade imaginária perfeita, com uma sociedade ideal e harmoniosa. A distopia caracteriza uma sociedade imaginária tenebrosa.

As distopias geralmente trazem sociedades controladas pelo Estado ou por outros meios extremos de opressão, que criam condições de vida insuportáveis aos indivíduos. Normalmente tem como base a realidade atual idealizada em condições extremas no futuro.

Alguns traços característicos da sociedade distópica são: poder político totalitário (mantido por uma minoria privilegiada), censura, privação de liberdades e condições dignas de vida, violência.

Exemplos de obras distópicas

Muitos obras de arte têm como cenário para suas composições a distopia. Cada uma com a sua realidade, mas que normalmente retratam sociedades futurísticas opressoras, privadoras das liberdades e violenta.

Os romances 1984, do escritor George Orwell, e Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, são clássicos de ficções distópicas.

A história em quadrinhos V de Vingança, que foi adaptada para o cinema, apresenta uma sociedade distópica brutalmente constrangida por um regime totalitarista.

Outro exemplo de obra distópica na literatura e na televisão é O conto da Aia da autora Margaret Atwood. O livro foi adaptado para uma série e conta o futuro dos Estados Unidos. Nele, o país teria se transformado em uma sociedade altamente opressora, na qual as mulheres perderam todos os seus direitos,

Veja mais sobre o que é Utopia.

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação e especialista em Estudos de Mídia e Jornalismo, com ênfase em Estudos de Gênero e Análise do Discurso. É jornalista desde 2016.
Outros conteúdos que podem interessar