Significado do Teocentrismo

O que é o Teocentrismo:

Teocentrismo é a doutrina que considera Deus o centro de todo o Universo e responsável pela criação de tudo o que há nele. Esta filosofia era amplamente defendida na Idade Média e baseada nos preceitos da Bíblia.

Para os teocentristas, o chamado "desejo divino" era considerado superior a qualquer vontade ou racionalidade humana. Desta forma, todo tipo de pensamento que não fosse considerado sagrado era pecaminoso, como o prazer humano, por exemplo.

O teocentrismo medieval considerava a Bíblia cristã e Deus como as únicas verdades de todo o universo. Qualquer tipo de ideia empirista ou científica era fortemente reprimida pela igreja na época, fazendo com que a mentalidade teocêntrica permanecesse forte na população por séculos.

Etimologicamente, teocentrismo é formado a partir do grego theos, que significa "Deus", e kentron, que quer dizer "centro".

Em oposição ao teocentrismo surgiu a doutrina antropocentrista, conceito que ressalta a importância e valor do ser humano no mundo, como um ser dotado de inteligência e capacidade de mudar o meio ao seu redor.

Características do teocentrismo

  • A religião exercia um poder absoluto;
  • Deus era considerado o centro do Universo e de tudo o que existe nele;
  • Pensamentos empíricos e científicos eram reprimidos e tidos como heresias;
  • Modelo geocêntrico - Terra como centro do sistema solar;
  • Própria de religiões monoteístas - cristianismo, por exemplo.

Teocentrismo e Antropocentrismo

Como dito, durante a Idade Média o teocentrismo era a doutrina que dominava o mundo. A religião e a ideia de que Deus era o centro do Universo exercia uma grande influência na vida da população da época.

Mas, com o surgimento do humanismo renascentista e de outras transformações sociais, filosóficas e históricas que a Europa presenciou a partir do século XVI, nascia a ideia do antropocentrismo (anthropos "humano" e kentron "centro").

Um dos principais marcos para o desenvolvimento do antropocentrismo foi o Heliocentrismo de Copérnico, que considerava a teoria de que a Terra girava ao redor do Sol, sendo este último o centro do sistema solar.

A teoria de Copérnico (1473 - 1543) se opunha totalmente ao modelo geocêntrico defendido pela Igreja naquele período, que considerava a Terra como o centro do sistema solar. 

O heliocentrismo, aliado a crise da Idade Média, da Igreja e o início das grandes navegações marítimas foi muito importante para a mudança da mentalidade da população europeia. Aos poucos, como consequência disso, as pessoas começaram a se questionar mais sobre assuntos relacionados ao ser humano, desenvolvendo e fortalecendo aspectos filosóficos, culturais e artísticos.

Ver também: significado do Humanismo.

O significado do Teocentrismo está na categoria: Geral