Significado dos Pontos cardeais

O que são os Pontos cardeais:

Pontos CardeaisOs pontos cardeais são os quatro rumos principais para indicar direção, relacionados com a posição do Sol: Norte, Leste, Sul e Oeste.

São chamados de cardeais por serem as principais indicações de direção. A palavra em português cardeal vem do latim cardinalis que significa principal ou essencial.

Em inglês, os pontos cardeais podem ser traduzidos para cardinal points.

Os pontos cardeais servem para a orientação geográfica e estão separados entre si por ângulos de 90 graus. Com um mapa em mãos, é preciso localizar os pontos para cumprir o deslocamento na direção correta.

O Sol nasce no leste e se põe no oeste. Ao estender o braço direito para leste e o esquerdo para o oeste, à frente teremos o Norte e às costas o Sul.

Os pontos cardeais são representados internacionalmente pelas primeiras letras de cada ponto cardeal escritos em inglês:

  • N - North (Norte)
  • E - East (Leste)
  • S - South (Sul)
  • W - West (Oeste)

Os pontos cardeais são ilustrados pela rosa dos ventos, que também inclui os pontos colaterais e subcolaterais.

Saiba mais sobre o significado da rosa dos ventos.

Os pontos colaterais têm a mesma função, indicar a direção, e estão localizados entre os cardeais. Entre o Norte e o Leste, por exemplo, tem o Nordeste (NE), entre o Leste e o Sul o Sudeste (SE), entre o Sul e o Oeste o Sudoeste (SO) e entre o Oeste e o Norte o Noroeste (NO).

Ainda existem os pontos subcolaterais, que ficam entre os cardeais e os colaterais: norte-nordeste, leste-nordeste, leste-sudeste, sul-sudeste, sul-sudoeste, oeste-sudoeste, oeste-noroeste, e norte-noroeste.

Data de atualização: 28/11/2016.