Planeta Terra

Rafael C. Asth
Revisão por Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

A Terra é o planeta em que vivemos. É o único conhecido por abrigar vida.

Também chamado de planeta azul, devido a maior parte de sua superfície (70%) ser coberta por água, é o terceiro planeta a partir do Sol no Sistema Solar.

É considerado um planeta rochoso ou telúrico, porque faz parte do grupo de planetas com uma superfície sólida. Os outros planetas telúricos são Mercúrio, Vênus e Marte.

A Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos, sendo formada por várias camadas importantíssimas para a vida existir.

Planeta Terra de cor azul coberto por nuvens brancas visto no espaço.
Planeta Terra.

Características do planeta Terra

A Terra é um planeta único e são as suas características que permitem a existência de vida como conhecemos. Tem aproximadamente 12.756 km (pela Linha do Equador) de diâmetro e mais de 510 milhões de km2 de área.

Sua massa é de 5,972 × 1024 kg e o volume de 1,08321×1012 km3. Tem um único satélite natural, a Lua.

Movimentos de rotação e translação da Terra

O planeta Terra realiza dois tipos de movimentos: rotação e translação. O movimento de rotação é o que o planeta faz em torno do próprio eixo, o da Terra dura 23 horas e 56 minutos. Esse movimento é o responsável pela existência dos dias e das noites.

Já o movimento de translação é aquele onde o planeta gira em torno do Sol. A Terra demora cerca de 365 dias e 6 horas para realizar esse movimento. É a inclinação do eixo da Terra que, em conjunto com a translação, produz as estações do ano.

Camadas internas e externas da Terra

A Terra tem várias camadas internas e externas feitas de materiais muito diferentes. As camadas internas são aquelas que estão no interior do planeta, não conseguimos vê-las, mas percebemos sua existência com a ocorrência de terremotos (movimento das placas tectônicas) ou a atividade vulcânica.

As camadas internas são:

Esquema com as camadas internas da Terra: núcleo, manto e crosta terrestre.

  • Núcleo - tem uma parte interna, composta por ferro e níquel sólidos, e uma parte externa composta pelas mesmas substâncias, mas em estado líquido. Tem alta pressão e temperatura, em torno de 5400°C.
  • Manto - é a camada de rochas maleáveis, fica entre o núcleo e a crosta terrestre, é sobre o manto que estão as placas tectônicas.
  • Crosta terrestre - é a superfície da Terra. É sobre a crosta terrestre que estão as florestas, cidades e oceanos.

As camadas externas estão sobre a crosta terrestre, conseguimos percebê-las no nosso dia a dia. São elas:

  • Litosfera - é o outro nome dado para crosta terrestre.
  • Hidrosfera - é a parte da superfície terrestre composta por água, como os oceanos, rios e lagos.
  • Biosfera - corresponde a parte viva da terra, ou seja, todos os seres vivos, plantas, animais e seres humanos.
  • Atmosfera - é a camada mais externa, é composta principalmente por gases como nitrogênio e oxigênio.

Campo magnético da Terra

A Terra tem um campo magnético essencial para a proteção da vida. Um campo magnético é uma área na qual uma força magnética é exercida sobre partículas com cargas elétricas em movimento.

No caso da Terra, essas partículas são dos metais (ferro e níquel) presentes no núcleo externo. Elas geram o campo magnético com os polos próximos ao Polos Norte e Sul.

É o campo magnético da Terra que desvia os ventos solares e impede que a radiação do Sol chegue a superfície terrestre. É também graças a essa proteção, que a nossa atmosfera existe como conhecemos, pois a presença de ventos solares acabariam por modificá-la.

Ou seja, sem o campo magnético, com a forte radiação e uma atmosfera diferente não seria possível a existência da maioria dos seres vivos.

Podemos perceber a existência do campo magnético por meio das auroras boreais e austrais, que são resultados da interação do campo magnético com os ventos solares.

Assim como através das bússolas, que são instrumentos de orientação que usam o campo magnético da Terra para indicar direção norte de uma área.

Saiba mais sobre a aurora boreal.

Formação do planeta Terra

A teoria mais aceita para a origem da Terra é que o planeta surgiu em decorrência do nascimento do Sistema Solar. A teoria da Nebulosa Solar afirma que uma grande nuvem de poeira estelar entrou em colapso devido à força gravitacional.

Desse colapso surgiu o Sistema Solar. A parte central da nebulosa deu origem ao Sol, enquanto a parte exterior aos planetas, inclusive a Terra, e outros corpos celestes.

Com o passar de milhares de anos, a Terra sofreu várias colisões com outros corpos, fazendo com que ganhasse o tamanho que tem hoje.

A Lua teria se formado graças a uma dessas colisões, um corpo celeste de grandes proporções se chocou com a Terra, fazendo com que parte de sua massa fosse arrancada e se transformasse no satélite natural.

Há milhões de anos também aconteceu a diferenciação dos materiais presentes no planeta conforme a sua densidade, com o núcleo, manto e crosta terrestre.

A Terra passou então por um lento processo de resfriamento, no qual houve a formação de água líquida, essencial para o surgimento da vida.

Saiba mais sobre o sistema solar e diferença entre astronomia e astrologia.

Rafael C. Asth
Revisão por Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.
Outros conteúdos que podem interessar