Significado de Poseidon

O que é Poseidon:

Poseidon é o nome dado ao deus dos mares e oceanos, segundo a mitologia grega; conhecido também como o deus Netuno, na mitologia romana.

A figura mitológica de Poseidon é tida como a de um homem forte e imponente, sendo considerado um dos deuses mais poderosos e importantes na mitologia grega, assim como Zeus e Hades.

Poseidon é filho de Cronos (deus do tempo) e Réia (deusa da fertilidade), pais de todos os principais deuses do Monte Olimpo. Ou seja, Poseidon é irmão de Zeus (deus dos deuses) e de Hades (deus do mundo inferior, dos mortos).

A imagem de Poseidon era descrita como a de um homem musculoso, com a barba comprida, e sempre segurando um tridente e acompanhado de um golfinho ou um cavalo marinho gigante.

Poseidon era adorado principalmente pelos pescadores e viajantes, que pediam proteção no mar. Os navegantes suplicavam por águas calmas e sem tempestades. No entanto, Poseidon era conhecido por sua inconstância e instabilidade. Quando o deus dos mares estava irritado, descontava sua ira criando enormes tempestades marítimas, terremotos, tsunamis e outras catástrofes.

Poseidon era casado com a ninfa do mar (nereida) Anfitrite, porém, assim como seu irmão Zeus, Poseidon também tinha inúmeras amantes. No total, o deus dos mares teve vários filhos, entre eles o gigante Órion, o ciclope Polifemo e o cavalo alado Pégaso.

Uma das amantes mais famosas de Poseidon foi Deméter, sua irmã. Deméter se transformou em égua para tentar não ser encontrada, mas Poseidon, na forma de um enorme garanhão, acabou engravidando a própria irmã. Da união nasceu Arion, um encantador e poderoso cavalo.

Veja também os significados de Zeus e Medusa.

Data de atualização: 18/12/2014.