Significado da Psicologia Social

O que é a Psicologia Social:

Psicologia social é um ramo de estudo da psicologia que se foca na análise do comportamento do indivíduo perante as suas relações sociais

A psicologia social é uma area que se encontra no limite entre a psicologia e a sociologia, de acordo com alguns teóricos. Na realidade, o ponto que diferencia ambas é o fato do objeto de estudo da psicologia se focar no indivíduo, enquanto que a sociologia se concentra no grupo social.

No entanto, como objeto de estudo, a psicologia social pode ter duas vertentes: psicológica ou sociológica. A psicologia social psicológica se limita a explicar as ações do indivíduo a partir dos estímulos que recebe do exterior (os seus sentimentos, comportamentos e pensamentos, por exemplo). Já a psicologia social sociológica estuda os fenômenos que surgem nos diferentes grupos a partir da interação das pessoas com estes.

Saiba mais sobre o significado da Sociologia.

O propósito da psicologia social é identificar os traços que ligam os indivíduos aos grupos. De acordo com este ramo de estudo, todas as pessoas teriam um comportamento distinto quando estão inseridas numa esfera social, diferente daquele apresentado quando estão sozinhas.

A psicologia social ainda estuda a interdependência entre os indivíduos, assim como o condicionamento humano, ou seja, como estímulos externos vividos em sociedade podem interferir no pensamento e, consequentemente, no comportamento da pessoa.

O desenvolvimento das pesquisas teóricas feitas no âmbito da psicologia social, principalmente na questão do condicionamento, é de autoria do psicólogo alemão-americano Kurt Lewin (1890 - 1947), considerado por muitos como o fundador da psicologia social.

Saiba mais sobre o significado da Psicologia.

O significado da Psicologia Social está na categoria: Geral