Significado é Comportamento

O que de Comportamento:

O comportamento é um termo que caracteriza toda e qualquer reação do indivíduo, animal, órgão ou instituição perante o meio em que está inserido.

Ele trata da forma que as pessoas ou organismos procedem perante os estímulos em relação ao entorno, mas também podem ser realizados de acordo com as diversas convenções sociais existentes, onde a sociedade espera que as pessoas devem agir de acordo com os padrões em determinadas situações.

Do ponto de vista psicológico, o comportamento é o modo de agir do ser humano perante o seu ambiente. Quando uma pessoa possui um tipo de padrão estável, falamos então que esta pessoa apresenta uma conduta.

A Psicologia é a área que se dedica em estudar os fenômenos do comportamento humano. O Behaviorismo é a parte específica que tem o comportamento como objeto de estudo.

Veja mais sobre o Behaviorismo.

Portanto, existem diversos modos do comportamento humano que podem variar com as circunstâncias em que eles são realizados.

O comportamento consciente é aquele realizado logo após um processo de pensamento, como quando cumprimentamos alguém que conhecemos ao encontrar com esta pessoa na rua. Já o comportamento inconsciente é toda atitude que realizamos sem parar para refletir sobre ela.

O comportamento privado é a ação realizada quando se está sozinho ou na intimidade do lar, não precisando se sujeitar aos olhares indiscretos das outras pessoas, diferente do comportamento público, que é a ação feita na presença de outros seres humanos ou em espaços partilhados com outras pessoas.

É possível também valorizar um comportamento sendo bom ou mau, dependendo da situação em que ele é realizado dentro das normas sociais estabelecidas, como por exemplo, quando uma criança desobedece uma ordem dos seus pais, eles normalmente podem repreendê-lo por seu comportamento não estar dentro dos padrões adotados por eles, o que conhecemos então como castigo ou punição.

Este mecanismo de punição ou recompensa por uma determinada atitude relaciona-se com o processo de comportamento operante. Neste processo é feita uma associação entre o comportamento e a consequência para este comportamento, como quando um rato de laboratório, ao pressionar um botão azul, recebe uma bolinha de comida e ao pressionar um botão vermelho, ele recebe um choque elétrico. Ele então aprende a pressionar o botão azul e a evitar o botão vermelho.

O termo comportamento também pode ser substituído por sinônimos como desempenho, prática, hábito, conduta, maneiras, ação, entre outros.

Comportamento Organizacional

O comportamento também pode estar relacionado com a forma como se comportam as pessoas no ambiente de trabalho e a influência destes comportamentos no clima da empresa. É o chamado comportamento organizacional.

Ele aborda o conjunto de comportamentos e atitudes praticadas pelos funcionários de uma organização, de todos os níveis de cargo.

Saiba mais sobre o Comportamento organizacional.

Comportamento do Consumidor

Este é um importante segmento da área de Marketing, que analisa os fatores que levam o consumidor a efetuar ou não uma determinada compra de produto ou serviço.

Ele utiliza e combina técnicas e elementos ligados às áreas de Psicologia, Economia, Sociologia para compreender o processo que leva o indivíduo a comprar o produto ou serviço, seja sozinho ou em grupo.

O significado é Comportamento está na categoria: Geral