Significado de Psicossocial

O que é Psicossocial:

Psicossocial se refere a relação entre o convívio social do ponto de vista da psicologia. Consiste num ramo de estudo que abrange os aspectos da vida social em conjunto com a psicologia clínica.

De acordo com a gramática da língua portuguesa, a correta grafia desta palavra é psicossocial, enquanto que "psico-social" está incorreta. 

A formação psicossocial do indivíduo, como o próprio nome sugere, está baseada nas relações que este mantêm com a sociedade para o desenvolvimento da sua psique. A psicologia social se limita a estudar a psique do indivíduo quando este se apresenta como parte de um grupo.

Saiba mais sobre o significado da Psique.

Existem avaliações psicossociais que são úteis para examinar a estrutura psicológica dos indivíduos. Estes exames são comumente feitos em processos seletivos profissionais, por exemplo. De acordo com o Ministério do Trabalho, por lei todos os funcionários que desempenham atividades por longos períodos de tempo em espaços fechados ou isolados, devem se submeter às avaliações psicossociais periodicamente.

Modelo Biopsicossocial

Consiste num método de diagnóstico de algumas doenças a partir da análise de fatores biológicos, psicológicos e sociais. Para isso, o médico deve atuar em conjunto com profissionais ligados a psicologia e a sociologia, com o objetivo de estudar a causa e o desenvolvimento de certas patologias.

Saiba mais sobre a Psicologia.

Teoria do Desenvolvimento Psicossocial

De acordo com esta teoria apresentada pelo psicanalista Erik Erikson (1902 - 1994), o desenvolvimento psicológico do indivíduo depende da interação que mantêm com outras pessoas num ambiente social. 

Ao longo de toda a vida, o ser humano atravessa estágios que servirão de formação para o seu comportamento, caracterizados pelas chamadas "crises psicossociais", episódios marcantes que influenciarão as decisões que esta pessoa tomará perante à vida.

Estágios do Desenvolvimento Psicossocial

1º Estágio: confiança e desconfiança

Ao longo do primeiro ano de vida do ser humano, este começa a desenvolver a confiança sobre o seu próprio corpo e o mundo a sua volta. É nesta fase que o sentimento de esperança é desenvolvido.

2º Estágio: autonomia, dúvida e vergonha

Entre 1 e 3 anos de idade, começa a surgir a contradição entre os desejos da criança e as normas impostas pela sociedade (na figura dos pais ou educadores). O resultado desta fase é o desenvolvimento do desejo.

3º Estágio: iniciativa e culpa

Entre os 3 e 6 anos, quando a criança percebe o que é certo e errado fazer, o que é bom e o que é mau.

4º Estágio: produtividade e inferioridade

Entre os 6 e 12 anos de idade, período em que a criança percebe a sua capacidade de produzir e criar. A competência é a principal característica social desenvolvida.

5º Estágio: identidade e confusão de identidade

Início da adolescência, quando a pessoa procura entender o seu "papel no mundo". Nesta etapa se desenvolvem as ideias de fidelidade e lealdade, assim como a socialização.

6º Estágio: intimidade e isolamento

Entre os 21 e 40 anos, quando surgem as relações amorosas estáveis e duráveis do indivíduo. O amor é a característica desenvolvida como uma virtude social.

7º Estágio: generatividade e estagnação

Entre os 35 e 60 anos, fazendo com que surja a necessidade social de cuidar do próximo.

8º Estágio: produtividade e desespero

Ocorre a partir dos 60 anos, quando a sabedoria é desenvolvida.

Doenças psicossociais 

As doenças psicossociais são aquelas provocadas pela influência do contexto social e que afetam diretamente o psicológico do indivíduo, refletindo no funcionamento do seu organismo biológico. 

O stress no ambiente de trabalho é um dos principais motivos para o surgimento das doenças psicossociais, também conhecidas por doenças ocupacionais. 

O esgotamento mental e físico, característico da Síndrome de Burnout, é um exemplo de patologia psicossocial, que ainda pode levar a alteração no comportamento da pessoa, tornando-a mais agressiva e ansiosa.

Tratamentos psicossociais

Entre alguns tratamentos utilizados pelos profissionais para lidar com as doenças psicossociais está a terapia ocupacional, os grupos de convivência, o suporte vocacional, entre outros.

Vale lembrar que o acompanhamento médico-psiquiátrico é essencial, pois o tratamento deverá ser direcionado consoante o nível e tipo de doença que o indivíduo apresentar, assim como outros fatores, como a sua condição familiar, de moradia e etc.

O significado de Psicossocial está nas categorias: Geral, Medicina