Questões de História para o 1º ano do Ensino Médio (com gabarito)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Professor de História

Teste seus conhecimentos em história respondendo às questões abaixo. Confira as respostas no gabarito e aprenda mais com as explicações.

Questão 1

A imagem abaixo apresenta uma foto tirada no interior de cavernas na Serra da Capivara, no Piaui.

Pinturas rupestres na Serra da Capivara, no Piauí
Serra da Capivara - Wikimedia Commons. Autor Vitor 1234. CC BY-SA 3.0

Assinale a alternativa correta sobre a imagem e a Pré-História brasileira.

a) Embora muito valorizadas por sua antiguidade, as pinturas rupestres pouco informam sobre as sociedades pré-históricas.

b) As imagens pintadas revelam aspectos da vida dos habitantes pré-históricos na América, como seus hábitos de caças e práticas cotidianas.

c) Trata-se de uma manifestação artística caraterística da população Tupi-Guarani, presentes tanto na região Nordeste como também no litoral do Sudeste.

d) As pinturas rupestres e as mensagens escritas nas paredes cavernas são fontes primárias fundamentais sobre as sociedades pré-históricas brasileiras.

Gabarito explicado

a) Incorreto. Embora as pinturas rupestres não sejam escritas no sentido tradicional, elas fornecem informações valiosas sobre as sociedades pré-históricas, como seus hábitos e crenças.

b) Correto. As pinturas rupestres retratam cenas da vida cotidiana dos habitantes pré-históricos, incluindo caça, rituais e interações sociais.

c) Incorreto. As pinturas rupestres da Serra da Capivara não são características dos Tupi-Guarani.

d) Incorreto. As pinturas rupestres são fontes primárias sobre as sociedades pré-históricas, mas não há mensagens escritas nesses registros, pois a escrita surgiu muito depois.

Questão 2

Leia atentamente o texto abaixo, sobre a chamada Revolução Agrícola e seus efeitos.

"Com o advento da agricultura, os grupos podem ser maiores, desde que dentro de limites estabelecidos pela fertilidade do solo, quantidade de terra disponível e estrutura organizacional da tribo. Quando o crescimento do grupo entrava em contradição com qualquer um desses fatores, ocorria uma cissiparidade, procurando a tribo derivada (...) outro local. Esse processo intenso de subdivisões e deslocamentos iria provocar uma onda de difusão da agricultura e da atividade pastoril."

(PINSKY, Jaime. As Primeiras Civilizações, São Paulo: Atual, 1994. p. 34.)

Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A Revolução Agrícola permitiu a produção de alimentos e a maior sedentarização dos seres humanos, embora a disputa por terras férteis ainda exigisse o deslocamento de grupos populacionais.

b) O domínio da atividade agropastoril superou em definitivo as sociedades nômades típicas da pré-história, permitindo a fixação da população humana.

c) Para o autor, a difusão da agricultura está diretamente relacionado ao crescimento populacional resultante de seu domínio.

d) O advento da agricultura favoreceu o aumento demográfico e também a formação de sociedades mais complexas, especialmente na região conhecida como "crescente fértil".

Gabarito explicado

A alternativa incorreta é a letra B. Afinal, o domínio da agricultura e da pecuária não eliminou totalmente as sociedades nômades. Muitas comunidades continuaram vivendo de caça e coleta ou praticando um nomadismo pastoral.

Questão 3

Observe a imagem abaixo.

Cena do Tribunal de Osíris.

A partir da leitura da imagem e de seus conhecimentos sobre o Egito Antigo, assinale a alternativa correta.

a) A imagem alude à pesagem de ouro no Egito, tendo em vista que a mineração era uma das principais atividades econômicas na região.

b) É possível identificar a escrita hieroglífica na imagem, reflexo da ampla difusão de seu domínio entre a população egípcia.

c) A imagem apresenta uma cena ligada à religiosidade egípcia: a pesagem do coração diante do Julgamento de Osíris

d) A cena revela aspectos das tradições egípcias, como o uso de máscara em ocasiões festivas.

Gabarito explicado

a) Incorreto. A cena não representa a pesagem de ouro, mas sim um julgamento religioso do coração dos mortos, conduzido por Osíris.

b) Incorreto. A escrita hieroglífica era usada principalmente por escribas e sacerdotes, não sendo amplamente difundida entre toda a população egípcia.

c) Correto. A imagem representa a pesagem do coração no Julgamento de Osíris, um ritual de grande importância dentro das crenças egípcia sobre a vida após a morte.

d) Incorreto. Não há a representação de uma cena festiva na imagem, mas sim uma importante crença dentro da religiosidade no Antigo Egito. Além disso, as figuras humanas em questão são deuses do panteão egípcio, e não pessoas comuns usando máscaras.

Questão 4

Nos estudos sobre a Grécia Antiga, destaca-se a análise de duas cidades-estados principais: Atenas e Esparta. Sobre essas cidades e seus modelos políticos, assinale a alternativa correta.

a) Esparta era uma cidade militarizada e caracterizada pelo modelo democrático, enquanto que Atenas era republicana e dependia do trabalho escravo

b) A democracia grega estava presente em ambas as cidades, embora nem todas as pessoas fossem consideradas cidadãs. Estrangeiros, escravos e mulheres eram excluídos da participação política, por exemplo.

c) Esparta apresentava um modelo político concentrado nas mãos de poucos habitantes, conhecido como Oligarquia. Já Atenas desenvolveu a democracia clássica, na qual as decisões eram tomadas pelos cidadãos na Eclésia

d) A aliança entre Esparta e Atenas após a Guerra do Peloponeso permitiu a fundação do Império Grégo, sob a liderança do rei Péricles. A centralização política deu início a um período de grande prosperidade e expansionismo para a Grécia Antiga.

Gabarito explicado

a) Incorreto. Esparta era governada por uma oligarquia e tinha uma sociedade militarizada, enquanto Atenas desenvolveu a democracia, mas também utilizava trabalho escravo.

b) Incorreto. Apenas Atenas adotou a democracia direta. Esparta, por outro lado, era governada por um sistema oligárquico e militarizado.

c) Correto. A alternativa reúne informações corretas sobre os modelos políticos de Esparta e Atenas.

d) Incorreto. Após a Guerra do Peloponeso, Atenas foi derrotada e não houve a unificação da Grécia sob um império liderado por Péricles.

Questão 5

Leia atentamente o trecho abaixo, que trata sobre o expansionismo romano.

"Roma, surgida de uma união de povos, sabia conviver com as diferenças e adotava, por vezes, uma engenhosa tática para evitar a oposição e cooptar possíveis inimigos: incluir membros das elites de povos aliados na órbita romana, com a concessão de direitos totais ou parciais de cidadania. Assim, havia povos que se aliavam aos romanos e seus governantes tornavam-se seus amigos, enquanto outros lutavam e, ao perderem, eram submetidos ao jugo romano."

(FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2002. p. 86)

A partir da leitura do texto, é correto afirmar que:

a) A expansão romana se deu fundamentalmente através da conquista militar, pois seus exércitos utilizavam armamentos e táticas avançadas para a época.

b) Os romanos articulavam atividade militar com diplomacia, cooptando novos aliados com privilégios ou submetendo-os à força.

c) O expansionismo romano envolvia uma rígida submissão à lei e aos costumes romanos, pois o Império buscava a eliminação de qualquer pluralidade interna.

d) Ao incorporar novos territórios, os romanos apresentavam alguma tolerância quanto à cultura e hierarquia da região. Contudo, a cidadania permanecia restrita aos romanos da Península Itálica.

Gabarito explicado

a) Incorreto. Embora a conquista militar fosse fundamental para Roma, sua expansão também se baseava na diplomacia e na integração de povos aliados.

b) Correto. Roma combinava o uso da força militar com estratégias diplomáticas, concedendo privilégios para cooptar elites locais e expandir sua influência.

c) Incorreto. O expansionismo romano permitia certa diversidade cultural dentro do Império, desde que não ameaçasse sua autoridade.

d) Incorreto. Conforme o texto apresenta, Roma concedia total ou parcialmente a cidadania às elites cooptadas diplomaticamente.

Questão 6

Durante a Idade Média, uma relação social específica entre dois nobres tornou-se fundamental na estrutura feudal. Nela, um nobre mais poderoso concedia um benefício — geralmente terras — a outro nobre, que, em troca, jurava fidelidade e prestava serviços ao seu superior. Esse vínculo era chamado de:

a) Servidão medieval.

b) Homenagem.

c) Manso senhorial.

d) Suserania e Vassalagem.

Gabarito explicado

a) Incorreto. A servidão medieval envolvia camponeses e senhores feudais, não sendo uma relação entre nobres.

b) Incorreto. A homenagem era uma cerimônia dentro da relação de suserania e vassalagem, mas não definia a estrutura dessa relação.

c) Incorreto. O manso senhorial era a parte da terra destinada ao senhor feudal, não uma relação entre nobres.

d) Correto. A suserania e vassalagem era a relação hierárquica entre nobres, na qual um suserano concedia terras e proteção a um vassalo, que, em troca, jurava fidelidade e serviços militares.

Confira os exercícios do 2º ano e do 3º ano:

Questões de História para o 2º ano do Ensino Médio (com gabarito)

Questões de História para 3º ano do Ensino Médio (com gabarito)

Quer continuar praticando? Conheça os exercícios exclusivos do Toda Matéria: Exercício de História para 1º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2013), com mestrado em Ensino de História pela mesma instituição (2020). Atua como professor de História na educação básica e em cursos pré-vestibulares desde 2013. Desde 2016, também desenvolve conteúdos educativos na área de História.
Outros conteúdos que podem interessar