Questões de História para o 1º ano do Ensino Médio (com gabarito)
Teste seus conhecimentos em história respondendo às questões abaixo. Confira as respostas no gabarito e aprenda mais com as explicações.
Questão 1
A imagem abaixo apresenta uma foto tirada no interior de cavernas na Serra da Capivara, no Piaui.

Assinale a alternativa correta sobre a imagem e a Pré-História brasileira.
a) Embora muito valorizadas por sua antiguidade, as pinturas rupestres pouco informam sobre as sociedades pré-históricas.
b) As imagens pintadas revelam aspectos da vida dos habitantes pré-históricos na América, como seus hábitos de caças e práticas cotidianas.
c) Trata-se de uma manifestação artística caraterística da população Tupi-Guarani, presentes tanto na região Nordeste como também no litoral do Sudeste.
d) As pinturas rupestres e as mensagens escritas nas paredes cavernas são fontes primárias fundamentais sobre as sociedades pré-históricas brasileiras.
a) Incorreto. Embora as pinturas rupestres não sejam escritas no sentido tradicional, elas fornecem informações valiosas sobre as sociedades pré-históricas, como seus hábitos e crenças.
b) Correto. As pinturas rupestres retratam cenas da vida cotidiana dos habitantes pré-históricos, incluindo caça, rituais e interações sociais.
c) Incorreto. As pinturas rupestres da Serra da Capivara não são características dos Tupi-Guarani.
d) Incorreto. As pinturas rupestres são fontes primárias sobre as sociedades pré-históricas, mas não há mensagens escritas nesses registros, pois a escrita surgiu muito depois.
Questão 2
Leia atentamente o texto abaixo, sobre a chamada Revolução Agrícola e seus efeitos.
"Com o advento da agricultura, os grupos podem ser maiores, desde que dentro de limites estabelecidos pela fertilidade do solo, quantidade de terra disponível e estrutura organizacional da tribo. Quando o crescimento do grupo entrava em contradição com qualquer um desses fatores, ocorria uma cissiparidade, procurando a tribo derivada (...) outro local. Esse processo intenso de subdivisões e deslocamentos iria provocar uma onda de difusão da agricultura e da atividade pastoril."
(PINSKY, Jaime. As Primeiras Civilizações, São Paulo: Atual, 1994. p. 34.)
Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A Revolução Agrícola permitiu a produção de alimentos e a maior sedentarização dos seres humanos, embora a disputa por terras férteis ainda exigisse o deslocamento de grupos populacionais.
b) O domínio da atividade agropastoril superou em definitivo as sociedades nômades típicas da pré-história, permitindo a fixação da população humana.
c) Para o autor, a difusão da agricultura está diretamente relacionado ao crescimento populacional resultante de seu domínio.
d) O advento da agricultura favoreceu o aumento demográfico e também a formação de sociedades mais complexas, especialmente na região conhecida como "crescente fértil".
A alternativa incorreta é a letra B. Afinal, o domínio da agricultura e da pecuária não eliminou totalmente as sociedades nômades. Muitas comunidades continuaram vivendo de caça e coleta ou praticando um nomadismo pastoral.
Questão 3
Observe a imagem abaixo.
A partir da leitura da imagem e de seus conhecimentos sobre o Egito Antigo, assinale a alternativa correta.
a) A imagem alude à pesagem de ouro no Egito, tendo em vista que a mineração era uma das principais atividades econômicas na região.
b) É possível identificar a escrita hieroglífica na imagem, reflexo da ampla difusão de seu domínio entre a população egípcia.
c) A imagem apresenta uma cena ligada à religiosidade egípcia: a pesagem do coração diante do Julgamento de Osíris
d) A cena revela aspectos das tradições egípcias, como o uso de máscara em ocasiões festivas.
a) Incorreto. A cena não representa a pesagem de ouro, mas sim um julgamento religioso do coração dos mortos, conduzido por Osíris.
b) Incorreto. A escrita hieroglífica era usada principalmente por escribas e sacerdotes, não sendo amplamente difundida entre toda a população egípcia.
c) Correto. A imagem representa a pesagem do coração no Julgamento de Osíris, um ritual de grande importância dentro das crenças egípcia sobre a vida após a morte.
d) Incorreto. Não há a representação de uma cena festiva na imagem, mas sim uma importante crença dentro da religiosidade no Antigo Egito. Além disso, as figuras humanas em questão são deuses do panteão egípcio, e não pessoas comuns usando máscaras.
Questão 4
Nos estudos sobre a Grécia Antiga, destaca-se a análise de duas cidades-estados principais: Atenas e Esparta. Sobre essas cidades e seus modelos políticos, assinale a alternativa correta.
a) Esparta era uma cidade militarizada e caracterizada pelo modelo democrático, enquanto que Atenas era republicana e dependia do trabalho escravo
b) A democracia grega estava presente em ambas as cidades, embora nem todas as pessoas fossem consideradas cidadãs. Estrangeiros, escravos e mulheres eram excluídos da participação política, por exemplo.
c) Esparta apresentava um modelo político concentrado nas mãos de poucos habitantes, conhecido como Oligarquia. Já Atenas desenvolveu a democracia clássica, na qual as decisões eram tomadas pelos cidadãos na Eclésia
d) A aliança entre Esparta e Atenas após a Guerra do Peloponeso permitiu a fundação do Império Grégo, sob a liderança do rei Péricles. A centralização política deu início a um período de grande prosperidade e expansionismo para a Grécia Antiga.
a) Incorreto. Esparta era governada por uma oligarquia e tinha uma sociedade militarizada, enquanto Atenas desenvolveu a democracia, mas também utilizava trabalho escravo.
b) Incorreto. Apenas Atenas adotou a democracia direta. Esparta, por outro lado, era governada por um sistema oligárquico e militarizado.
c) Correto. A alternativa reúne informações corretas sobre os modelos políticos de Esparta e Atenas.
d) Incorreto. Após a Guerra do Peloponeso, Atenas foi derrotada e não houve a unificação da Grécia sob um império liderado por Péricles.
Questão 5
Leia atentamente o trecho abaixo, que trata sobre o expansionismo romano.
"Roma, surgida de uma união de povos, sabia conviver com as diferenças e adotava, por vezes, uma engenhosa tática para evitar a oposição e cooptar possíveis inimigos: incluir membros das elites de povos aliados na órbita romana, com a concessão de direitos totais ou parciais de cidadania. Assim, havia povos que se aliavam aos romanos e seus governantes tornavam-se seus amigos, enquanto outros lutavam e, ao perderem, eram submetidos ao jugo romano."
(FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2002. p. 86)
A partir da leitura do texto, é correto afirmar que:
a) A expansão romana se deu fundamentalmente através da conquista militar, pois seus exércitos utilizavam armamentos e táticas avançadas para a época.
b) Os romanos articulavam atividade militar com diplomacia, cooptando novos aliados com privilégios ou submetendo-os à força.
c) O expansionismo romano envolvia uma rígida submissão à lei e aos costumes romanos, pois o Império buscava a eliminação de qualquer pluralidade interna.
d) Ao incorporar novos territórios, os romanos apresentavam alguma tolerância quanto à cultura e hierarquia da região. Contudo, a cidadania permanecia restrita aos romanos da Península Itálica.
a) Incorreto. Embora a conquista militar fosse fundamental para Roma, sua expansão também se baseava na diplomacia e na integração de povos aliados.
b) Correto. Roma combinava o uso da força militar com estratégias diplomáticas, concedendo privilégios para cooptar elites locais e expandir sua influência.
c) Incorreto. O expansionismo romano permitia certa diversidade cultural dentro do Império, desde que não ameaçasse sua autoridade.
d) Incorreto. Conforme o texto apresenta, Roma concedia total ou parcialmente a cidadania às elites cooptadas diplomaticamente.
Questão 6
Durante a Idade Média, uma relação social específica entre dois nobres tornou-se fundamental na estrutura feudal. Nela, um nobre mais poderoso concedia um benefício — geralmente terras — a outro nobre, que, em troca, jurava fidelidade e prestava serviços ao seu superior. Esse vínculo era chamado de:
a) Servidão medieval.
b) Homenagem.
c) Manso senhorial.
d) Suserania e Vassalagem.
a) Incorreto. A servidão medieval envolvia camponeses e senhores feudais, não sendo uma relação entre nobres.
b) Incorreto. A homenagem era uma cerimônia dentro da relação de suserania e vassalagem, mas não definia a estrutura dessa relação.
c) Incorreto. O manso senhorial era a parte da terra destinada ao senhor feudal, não uma relação entre nobres.
d) Correto. A suserania e vassalagem era a relação hierárquica entre nobres, na qual um suserano concedia terras e proteção a um vassalo, que, em troca, jurava fidelidade e serviços militares.
Confira os exercícios do 2º ano e do 3º ano:
Questões de História para o 2º ano do Ensino Médio (com gabarito)
Questões de História para 3º ano do Ensino Médio (com gabarito)
Quer continuar praticando? Conheça os exercícios exclusivos do Toda Matéria: Exercício de História para 1º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado)
- O que é História
-
Questões de História para o 2º ano do Ensino Médio (com gabarito)
-
Questões de História para 3º ano do Ensino Médio (com gabarito)
- Tempo histórico
-
Exercício de Português para o 2º ano do Ensino Médio (com gabarito)
-
Exercício de Português para o 1º ano do Ensino Médio (com gabarito)
- O que é o Ensino Médio?
-
Ensino Regular
-
Exercício sobre feudalismo (com questões resolvidas e explicadas)
- Voto censitário