Quilombo
Os quilombos são comunidades rurais formadas por descendentes de pessoas negras escravizadas. São vilarejos que, no período do Brasil colonial, foram construídos por pessoas escravizadas fugitivas das fazendas escravocratas.
Essas pessoas se abrigavam no meio rural, geralmente escondido nas florestas, montanhas e locais de difícil acesso, e acolhiam outros escravizados fugidos, formando pequenas aldeias.
Os quilombos são símbolo da resistência negra à escravidão. As chamadas comunidades quilombolas existem até hoje, compostas principalmente pelos descendentes dos escravizados fugidos. São consideradas comunidades tradicionais brasileiras.
O termo quilombo significa "local de descanso e acampamento", é uma palavra com origem na língua quimbundo, que faz parte do grupo idiomático africano bantu, predominante na região de Angola.
Originalmente, a palavra era usada apenas para chamar um local utilizado por populações nômades ou pequenos acampamentos de comerciantes. Mas com o início da escravidão, as pessoas negras, no Brasil, adotaram o termo para se referir ao lugar para onde fugiam.
Quilombos no Brasil
Os quilombos e suas comunidades são um fenômeno típico da história do Brasil e da América Latina. São vistas como comunidades tradicionais do país porque surgiram ainda no período colonial (século XVI - XIX), como uma forma de resistência negra, e perduraram durante séculos.
Nos quilombos, os negros escravizados podiam viver livres, vivenciar a sua cultura e fé. Os quilombos tinham casas, plantações, pequenas pastagens, animais e produziam quase tudo que precisavam, entretanto, trocas comerciais com pequenos produtores e cidades vizinhas também podiam acontecer.
Atualmente, existem mais de 3000 quilombos em todo o território brasileiro, essas comunidades têm seu direito à terra garantido pela Constituição, porém, assim como as comunidades indígenas, ainda enfrentam problemas com a efetivação da posse das propriedades.
Quilombo dos Palmares
O Quilombo dos Palmares foi o maior e mais famoso quilombo do Brasil. Ficava na capitania de Pernambuco, na região que atualmente seria o estado de Alagoas.
Acredita-se que Palmares tenha surgido por volta do ano de 1580. O quilombo era uma pequena cidade e chegou a abrigar mais de 20 mil pessoas.
Teve muitos líderes, o mais famoso foi Zumbi dos Palmares, conhecido por ser um grande guerreiro e estrategista de guerra. Sob a liderança de Zumbi, Palmares conseguiu resistir a ataques do exército português até ser destruído em 1694.
Zumbi foi morto durante a ofensiva portuguesa, seu assassinato aconteceu no dia 20 de novembro de 1694. A data assinalada o Dia da Consciência Negra no Brasil por este motivo.
Veja também o que é consciência negra.
Como surgiram os quilombos
Os quilombos surgiram porque as pessoas negras escravizadas fugiam das plantações e fazendas, onde eram exploradas e trabalhavam em condições sub-humanas.
A escravidão no Brasil, que durou até 1888, foi um período marcado pela violência física e sexual, além de abusos psicológicos e racismo. As condições degradantes faziam com que as pessoas planejassem fugas em busca de lugares em que pudessem ser livres.
Os negros que fugiam se recolhiam nas florestas, em lugares praticamente inacessíveis, e começavam a construir uma comunidade. Alguns quilombos passaram a ser conhecidos entre os escravizados, fazendo com que as pessoas fugitivas fossem já na direção deles.
Com o passar dos anos, muitos quilombos foram destruídos, mas diversos continuaram existindo, sendo atualmente um local de preservação de tradições e cultura, além de produção agropecuária.
Saiba o que é etnocentrismo.
- Dia da Consciência Negra
- Significado de Mulambo
- Significado de Afrodescendente
- 20 personalidades negras que mudaram o mundo
- 6 momentos mais importantes da cidadania no Brasil
- A formação do povo brasileiro
- Voto censitário
- Eugenia: o que é, significado e como ocorreu no Brasil
- O que foi o apartheid na África do Sul
- Fascismo