Significado de Ranço

O que é Ranço:

Ranço é um substantivo masculino originalmente utilizado para caracterizar alimentos com sabor amargo e/ou o mau cheiro de alimentos gordurosos estragados.

Como a língua é viva, com o passar do tempo algumas palavras vão ganhando novos significados, passando a ter um maior leque de acepções e de expressões relacionadas.

Com a palavra "ranço" não foi diferente e ao longo do seu tempo de existência, ela ganhou um novo sentido, dessa vez figurado.

Esse novo sentido, considerado gíria, representa uma espécie de sentimento negativo que uma pessoa sente em relação a algo ou alguém.

O que significa a gíria "ranço"?

O sentido figurado de "ranço" tem por base o significado original da palavra, que define como desagradável determinado cheiro/sabor.

A gíria, por sua vez, é usada para descrever determinadas pessoas ou situações desagradáveis.

O uso da palavra "ranço" enquanto gíria pode indicar um sentimento de repulsa e/ou aversão em relação a algo ou alguém.

Esse sentimento negativo acaba por ser uma espécie de ressentimento que pode ser causado por vários motivos como, por exemplo, mágoa, rancor, ciúmes, inveja, divergências políticas, etc.

Veja também o significado de ressentimento.

Expressões com a palavra "ranço"

O uso da palavra "ranço" como gíria não é uma exclusividade apenas dos jovens, pelo contrário, é de uso comum entre várias faixas etárias.

A palavra caiu no gosto da população e passou e integrar algumas expressões.

Veja abaixo algumas das expressões mais comuns com a palavra "ranço", seus respectivos significados e exemplos que ilustram o uso.

Ter ranço (de algo/alguém)

Quando dizemos que uma pessoa tem ranço de alguém ou de algo, nos referimos a um sentimento de repulsa e aversão mais permanente, que pode beirar até mesmo uma espécie de nojo; asco.

Ele tem ranço da ex-namorada.

Pegar ranço (de algo/alguém)

Quando uma pessoa pega ranço de outra ou de uma coisa, ela passa a ter um sentimento de aversão em relação a essa pessoa ou coisa.

Desde que ele enganou a própria mãe, peguei ranço dele.

Estar com ranço (de algo/alguém)

Trata-se de uma expressão de significado muito próximo ao da expressão "ter ranço (de algo/alguém)", porém com uma ligeira diferença devido ao uso do verbo "estar", que indica a ideia de estado.

Em outras palavras, podemos dizer que o ranço pode não ser permanente.

Estou com ranço dela desde que ela mentiu para mim.

Veja também o significado de aversão e asco.

O ranço nas redes sociais

Com a cada vez mais crescente influência das redes sociais no cotidiano das pessoas, a palavra ranço foi bastante difundida pelo universo virtual, vindo a integrar várias hashtagsmemes e posts, inclusive de famosos.

Veja abaixo alguns exemplos.

Postagens com a palavra "ranço"

ranço posts

Manchetes de jornal com a palavra "ranço"

ranço jornal

Memes com a palavra "ranço"

meme ranço

ranço 2

Saiba mais sobre hashtagmeme e postagem.

Data de atualização: 20/01/2019.