Ossos do Ofício

Igor Alves
Revisão por Igor Alves
Professor de Língua Portuguesa

"Ossos do ofício" é uma expressão popular de uso bastante frequente, cujo significado alude ao desempenho de uma atividade desagradável inerente a uma determinada profissão ou tarefa.

A inclusão da palavra "osso" na expressão indicia a presença de algo indesejável que deve ser contornado, nem sempre de forma fácil, na execução de um trabalho. O termo "ofício" designa um emprego, uma ocupação ou alguma atividade profissional.

O significado da expressão "ossos do ofício" remete para a realização de uma tarefa incômoda ou que implica um esforço extra na sua execução. Mas não pode ser abandonada, por fazer parte do ofício, é uma obrigação.

Um exemplo ilustrativo de "ossos do ofício" é um plantão médico numa noite de natal ou de fim de ano. Sendo essa uma missão imprescindível em qualquer sociedade minimamente organizada, nessas datas a tarefa recai inevitavelmente como "osso do ofício" sobre muitos profissionais da área médica.

Saiba mais:

Igor Alves
Revisão Igor Alves
Educador desde 2009, professor de Língua Portuguesa licenciado pela Universidade Federal do Pará. Criador de conteúdos online desde 2021.
Outros conteúdos que podem interessar