Relacionamento Aberto

O que é um relacionamento aberto:

Um relacionamento aberto é um tipo de relacionamento onde duas pessoas estão envolvidas, mas estão "abertas" ao possível envolvimento físico com outras pessoas.

Em um relacionamento aberto, não há sentido de exclusividade, e as duas pessoas concordam que podem se relacionar com outras pessoas sem isso ser considerado como uma traição ou infidelidade. Este tipo de relacionamento é visto como uma alternativa aos relacionamentos baseados na monogamia, o tipo de relacionamento mais comum atualmente.

Para muitos casais, um relacionamento aberto é uma filosofia de vida, um sinônimo de “amor livre”, o que significa que as pessoas assumem o seu relacionamento, mas se encontrarem pessoas interessantes, elas não vão deixar a oportunidade passar.

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, um relacionamento aberto requer regras e normas bem estabelecidas. Essas regras serão diferentes dependendo de cada casal, mas pelos menos algumas regras básicas devem existir.

Por exemplo, alguns casais definem que o seu parceiro só pode se envolver com outra pessoa quando não estiverem juntos. Também podem estipular que não podem se envolver com amigos um do outro.

Uma área muito importante no âmbito dos relacionamentos abertos é a saúde. Uma pessoa deve se proteger sempre, principalmente quando tem mais do que um parceiro/a, para evitar doenças sexualmente transmissíveis.

Naturalmente, existem pessoas a favor e outras contra os relacionamentos abertos. As pessoas contra afirmam que um relacionamento aberto é um ato de promiscuidade, sem regras, sem respeito, onde "ninguém é de ninguém". Muitas pessoas acreditam que quem ama verdadeiramente não conseguiria estar num relacionamento assim.

Contudo, as pessoas a favor veem um relacionamento aberto como um relacionamento sincero, com regras e compromisso. Admitem que em quase todos os relacionamentos monogâmicos, as pessoas gostariam de ter o tipo de liberdade que um relacionamento aberto oferece.

Muitas pessoas em relacionamentos abertos rejeitam a comparação com o simples "ficar", argumentando que o ficar é uma atitude que não revela sentido de compromisso, o que não acontece nos relacionamentos abertos.

Um dos casais mais famosos e um dos primeiros a assumir o seu relacionamento aberto foi Sartre e Simone de Beauvoir, que estiveram casados durante mais de 50 anos, até a morte de Sartre.

Veja também: relacionamento.

Atualizado em