Poliamor
Poliamor é a definição de um tipo de relacionamento simultâneo entre três ou mais pessoas ao mesmo tempo e com o conhecimento de todos.
O poliamorismo é baseado no princípio da poligamia (ou não monogamia), quando existe a possibilidade de se estabelecerem várias relações sexuais e amorosas ao mesmo tempo, com a concordância de todos os envolvidos.
O conceito do poliamor não é muito aceito pela maioria das sociedades ocidentais, baseadas na ideia tradicional da monogamia – uma relação exclusiva entre duas pessoas, onde o envolvimento com outros parceiros sexuais ou afetivos fora do relacionamento é condenado.
Saiba mais sobre o significado da Poligamia e da Monogamia.
Formas de poliamor
Para os praticantes do poliamor existem diferentes formas de pôr em prática este tipo de relacionamento, de acordo com as regras definidas previamente entre todos os envolvidos.
- Poligamia: quando uma pessoa criar laços matrimoniais com várias outras aos mesmo tempo, com o conhecimento de todos os envolvidos.
- Polifidelidade: envolve diversos relacionamentos amorosos e sexuais, mas apenas entre os indivíduos que pertencem a este grupo.
- Relações de grupo: todos os envolvidos se consideram parte de uma mesma “família”.
- Relacionamento Mono-Poli: é caracterizado quando um dos parceiros é monogâmico, mas aceita que o seu companheiro mantenha relacionamentos externos (poligâmico).
Poliamor e Pansexualidade
Muitas pessoas confundem esses dois conceitos, mas são totalmente distintos.
O poliamor se define pela constituição de mais do que um relacionamento amoroso e sexual e não está diretamente relacionado com a orientação sexual.
Já a pansexualidade é um tipo de orientação sexual, onde o indivíduo se sente atraído sexualmente e / ou emocionalmente com pessoas de qualquer sexo ou identidade de gênero.
Por exemplo, o indivíduo pansexual pode se sentir atraído pelo mesmo sexo, pelo sexo oposto, por transgêneros, cisgêneros e etc.
Saiba mais sobre o significado de Pansexual.