O que são Valores

Atualizado em

Valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização que determinam a forma como estas se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente.

Existem diversos tipos de valores: estéticos, religiosos, éticos, profissionais, familiares etc. Os valores humanos são os princípios morais que orientam a conduta das pessoas. Esses valores constituem um conjunto de regras estabelecidas para uma convivência saudável dentro de uma sociedade.

A expressão crise de valores faz referência a um cenário em que alguns valores tradicionais perdem importância e não são mais reconhecidos pela maioria da sociedade.

Diante desse cenário de crise, pode-se assumir uma postura reativa e pessimista - afinal, valores considerados corretos estão em declínio, sendo substituídos por outros valores moralmente condenáveis. Por outro lado, pode-se assumir uma postura otimista - em vez de se encararem as mudanças na sociedade como crises, é possível vê-las como movimentos de renovação, rumo a uma espécie de progresso ou melhoramento moral.

Valores humanos

Os valores chamados de humanos são princípios baseados nos conceitos morais e éticos. Eles definem a forma de relacionamento entre as pessoas e, por consequência, o relacionamento e o funcionamento de uma sociedade.

Dessa forma, esses valores podem ser considerados como a base dos relacionamentos humanos, funcionando como um conjunto de normas que pautam as interações humanas e a tomada de decisões, seja em âmbito privado ou público.

Dentre os valores humanos mais importantes, podemos destacar os seguintes:

  • Respeito entre as pessoas
  • Empatia
  • Solidariedade
  • Cordialidade
  • Educação
  • Justiça
  • Honestidade
  • Humildade
  • Responsabilidade

Saiba mais sobre os Valores Humanos e veja Exemplos de Valores Humanos.

Valores de uma empresa

Cada empresa tem uma motivação e uma identidade específica. Uma empresa se destaca das outras não só pelo que desenvolve em sua área de atuação, mas também pelo claro desenvolvimento e divulgação da sua missão, visão e valores.

Assim, os valores de uma empresa consistem em comportamentos que determinam como ocorre a gestão de um negócio, ou seja, sobre quais valores estão as bases das decisões tomadas.

Uma empresa sustentável costuma estar alicerçada em valores como honestidade, responsabilidade social, integridade, inovação, sustentabilidade, transparência, inteligência, inspiração, flexibilidade, entre outros.

É muito importante que essas normas e princípios sejam passados dos superiores hierárquicos para ou outros trabalhadores da empresa, de modo que possam juntos alcançar padrões mais elevados de sucesso. É por esse motivo que os valores éticos de uma empresa são uma parte crucial da sua cultura organizacional.

Leia sobre Tipos de Ética.

Filosofia dos valores

A filosofia dos valores consiste em uma teoria dos valores desenvolvida, entre outros, por Hermann Lotze, Franz Brentano, Alexius von Meinong e Heinrich Rickert entre o final do século XIX e o princípio do XX.

Lotze procurou fundir o naturalismo positivista com o idealismo crítico mediante a formação de um novo conceito dos valores, cuja característica essencial é o valer, no sentido de ser válido.

É importante distinguir entre as diferentes posições dentro da teoria geral dos valores:

  • Teoria idealista: denominada também como "Teoria platônica do valor", que concebe os valores como entidades absolutas, que são independentes dos homens e da realidade.
  • Teoria realista: nesta consideração os valores são características "do e no" real.
  • Perspectiva relativista: este entendimento só conhece os valores na sua relação com o homem e os considera entidades correlativas de uma apreciação e de um juízo subjetivos.

Leia também: