Significado de Self service

O que é Self service:

Self service é uma expressão em inglês que significa “serviço próprio” ou “autosserviço”, na tradução livre para a língua portuguesa.

O self service é um sistema de atendimento, adotado principalmente em restaurantes, onde o cliente tem a possibilidade de servir o seu próprio prato, de acordo com as opções disponibilizadas pelo estabelecimento.

Os serviços self service são opostos aos tradicionais à la carte, que apresentam uma lista de pratos e bebidas definidos previamente no cardápio, com os respectivos preços de cada produto.

Descubra mais sobre o significado de à la carte.

No restaurante self service, o valor do prato é medido pelo peso da comida, ou seja, quanto mais alimentos o cliente colocar no prato, maior será o seu peso e, consequentemente, o valor da refeição.

Por este motivo, popularmente no Brasil, os restaurantes self service também são conhecidos por “restaurante a quilo”.

Atualmente, não são apenas os restaurantes que oferecem serviços self service, como também lavanderias, supermercados, caixas eletrônicos, postos de combustível e etc. Qualquer tipo de serviço em que seja o próprio cliente a executar o atendimento, de modo parcial ou integral, pode ser enquadrado como self service.

Ver também o significado de room service

O significado de Self service está na categoria: Expressões em Inglês