Feedback: significado, feedback positivo e negativo

Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido, ou acontecimento (feed = alimentar e back = de volta). Está presente tanto no meio empresarial como nas relações humanas.

Basicamente, o feedback consiste em alguém entregar algo (trabalho, serviço, produto e até mesmo atitudes ou conversas) e receber uma resposta quanto a isso.

Sendo assim, a palavra o feedback seria uma resposta ou reação, podendo ser um feedback positivo ou negativo. Ex: Apresentei o meu relatório para os acionistas e o feedback foi muito positivo.

No meio empresarial, o feedback é utilizado como uma forma de dar uma resposta sobre o trabalho e comportamento de um funcionário, gestor ou equipe.

Essa resposta tem o objetivo de avaliar o desempenho das pessoas que estão recebendo o feedback. É um tipo de comunicação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho ou atitudes de quem está sendo avaliado.

O feedback também é muito utilizado na relação empresa X cliente. Neste caso, as empresas recebem feedbacks (avaliações \ respostas) sobre seus produtos ou serviços, com o objetivo de melhora-los e ajusta-los.

Feedback positivo e negativo

No meio empresarial, o feedback negativo é realizado com o objetivo de indicar possíveis melhorias que devem ser feitas no trabalho ou comportamento de uma pessoa.

É um tipo de comunicação que ajuda o funcionário a entender o que pode ser melhorado nas suas funções e na relação com a própria empresa.

Já na relação empresa x cliente, o feedback negativo ajuda a entender como uma empresa pode aprimorar ou ajustar alguns pontos específicos do seu produto\serviço.

Já o feedback positivo é uma forma de reconhecer o bom trabalho, comportamento e resultados de uma pessoa. O objetivo do feedback positivo é apresentar os pontos fortes e que estão resultando de maneira positiva.