Significado de Superávit

O que é Superávit:

Superávit ou superavit consiste no resultado positivo a partir da diferença entre aquilo que se ganha (receita) e aquilo que se gasta (despesa).

Este termo é usado na Economia para se referir ao valor médio que sobra de uma receita (dinheiro arrecadado) após a dedução dos gastos.

Dentro da balança comercial de um país, o chamado superávit primário é considerado o valor que sobra da receita após o pagamento das despesas, exceto os juros referentes a dívida pública. 

Já o chamado superávit nominal é uma média mais completa, pois inclui nas contas o valor dos juros da dívida. Por exemplo, significa quando o Governo consegue arrecadar dinheiro suficiente para gerar um superávit primário e, com o saldo positivo, ainda consegue pagar os juros da dívida referente a determinado período, fazendo com que ainda haja uma "sobra" de capital.

Etimologicamente, a palavra superávit se originou a partir do latim superavit, que pode ser traduzido literalmente como "excedente" ou "sobrou".

Ver também: significado de Balança comercial.

Déficit e Superávit

Ambos são termos usados no âmbito econômico para se referir aos movimentos feitos na balança comercial de um país.

O superávit, como dito, corresponde ao capital que excede após o pagamento das despesas do Estado. Também representa o volume maior de exportações do que de importações, ou seja, o país está vendendo mais os seus produtos (arrecadando capital) do que comprando.

Já o déficit é o oposto do superávit. Ocorre quando há um volume de importações (compra) de produtos maior do que de exportações (venda). Desta forma, o país acaba aumentando a sua dívida.

Saiba mais sobre o significado de Déficit.

Data de atualização: 09/03/2017. O significado de Superávit está na categoria: Geral