Significado de Déficit

O que é Déficit:

Déficit ou deficit significa aquilo que está em falta para o preenchimento de uma quantia numérica, correspondendo a diferença entre o valor previsto e o valor realmente obtido.

Na economia, o chamado déficit no orçamento (déficit orçamentário) representa que a expectativa do valor das despesas será superior ao das receitas disponíveis.

Em suma, quando o orçamento anual de um país está previsto para ter um déficit, significa que após pagar todas as dívidas e despesas da nação, não sobrará dinheiro, mas sim o contrário, o país criará mais dívidas.

A partir deste cenário cria-se o chamado déficit público (ou déficit governamental), quando o estado atual de uma nação é marcado pela presença de despesas superiores ao valor das receitas públicas arrecadadas no país.

Ainda no âmbito econômico, o oposto do deficit é o superavit, que representa um cenário onde os valores das receitas são superiores ao das despesas. Assim, a principal diferença entre o deficit e o superavit está no fato do primeiro representar um aspecto negativo para a economia, pois consiste na presença de despesas e dívidas maiores do que os “lucros”, e o segundo um ponto positivo, pois significa que houve mais arrecadação de receita do que o pagamento de dívidas ou despesas.

Déficit de Atenção (TDAH)

Também conhecido por Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA), esta é uma condição neurobiológica caracterizada pela falta de atenção, de concentração, impulsividade e inquietude do seu portador.

O Déficit de Atenção pode trazer muitos problemas para a vida do indivíduo, como dificuldades em manter bons resultados escolares ou no trabalho, além de contribuir para uma baixa autoestima e relacionamentos sociais conturbados.

O Déficit de Atenção costuma surgir ainda na infância e prosseguir por toda a vida da pessoa. Este transtorno não tem cura, mas com o tratamento adequado a pessoa pode ter uma qualidade de vida bastante satisfatória.

Outros sintomas do TDAH podem incluir: dificuldade de aprendizagem, déficit de cognição (esquecimento ou falta de atenção), ansiedade, raiva, agressão, hiperatividade, inquietação, irritabilidade e depressão.

O tratamento do Déficit de Atenção deve ser constantemente acompanhado por um profissional qualificado, como um psicólogo, psiquiatra ou neurologista. A administração de medicamentos estimulantes e técnicas de psicoterapia são as opções mais comuns de tratamento para as pessoas com TDAH.

Entre as possíveis causas que levam ao Déficit de Atenção, algumas das mais aceitas são: a hereditariedade (transmissão do material genético); e as substâncias ingeridas durante a gravidez (como a nicotina e o álcool, que podem provocar a má formação nos neurotransmissores da região frontal do cérebro do bebê).

Déficit Cognitivo

Consiste numa série de alterações na capacidade do indivíduo de absorver, processar, memorizar e de transmitir informações, fazendo com que afete diretamente algumas funções mentais básicas, como o raciocínio, a linguagem, a aprendizagem, a percepção, entre outras.

Assim, as pessoas com déficit cognitivo apresentam dificuldades de se concentrar, compreender e raciocinar. Desta forma, o indivíduo necessita de um acompanhamento sistematizado e periódico para conseguir desenvolver ao máximo as suas capacidades mentais.

Sinônimos de déficit

  • Deficiência;
  • Carência;
  • Escassez;
  • Exiguidade;
  • Falta;
  • Desprovimento;
  • Deficiência;
  • Rombo;
  • Diferença;
  • Saldo negativo.

O significado de Déficit está na categoria: Língua Portuguesa