Geografia

Vinícius Marques
Revisão por Vinícius Marques
Professor de Geografia

A geografia é a ciência que estuda a Terra, suas paisagens, ambientes e os processos que moldam o planeta. Assim como a relação entre os seres humanos e o espaço onde vivem.

É a área científica que investiga desde as características físicas da Terra, como o relevo, o clima e os ecossistemas, até as características humanas, como a distribuição populacional, as atividades econômicas e o impacto das sociedades no meio ambiente.

A geografia se divide em dois grandes ramos: geografia física, que estuda os elementos naturais do planeta, e geografia humana, que foca nas interações humanas com o espaço geográfico.

A geografia é importante para entendermos o mundo em que vivemos, compreendendo as interações entre o ambiente natural e as atividades humanas. E vai além do conhecimento de mapas, auxiliando em diversas áreas da vida moderna, como o desenvolvimento urbano, gestão de recursos naturais, sustentabilidade do planeta e tomada de decisões econômicas e políticas.

O que a geografia estuda

Rio com galhos aquáticos sem folhas, enquanto um homem em uma canoa navega.
A geografia estuda tanto a Terra, quanto a maneira como os seres humanos se relacionam com esse ambiente.

O conceito de geografia envolve o estudo da Terra e das relações espaciais que ocorrem em seu interior. A geografia estuda o espaço em que vivemos, os elementos naturais e as atividades humanas que moldam o mundo. Analisando as características físicas (montanhas, rios, climas e ecossistemas) e como as sociedades ocupam e transformam esses espaços (construção de cidades, fronteiras e sistemas econômicos).

Etimologicamente, a palavra "geografia" significa "descrição da Terra". Porém, vai além da simples descrição, entendendo como os elementos do espaço interagem entre si e como a ocupação humana modifica e é modificada pelo ambiente natural.

Os geógrafos (profissionais e pesquisadores da geografia) investigam sobre onde vivem os seres humanos, a localização das plantas, animais, rios, lagos, montanhas e cidades. Para isso, utilizam vários métodos: viagens de campo, leituras especializadas, análises de estatísticas e interpretação de mapas.

A geografia também pesquisa sobre a distribuição das populações, as interações culturais, o uso dos recursos naturais e os impactos das ações humanas no meio ambiente. Sempre buscando entender a dinâmica entre natureza e sociedade em diferentes regiões do planeta.

A geografia é uma ciência multidisciplinar, que se apoia em outras áreas de conhecimento, como geologia, história, física, matemática, astronomia, biologia e, principalmente, a ecologia. Essas disciplinas fornecem as bases científicas necessárias para uma compreensão mais ampla e precisa das dinâmicas naturais e sociais.

O estudo da geografia começa no jardim de infância e se estende até a universidade. E desenvolve em seus alunos habilidades como a orientação espacial, leitura de mapas, compreensão do clima e do tempo, além de fornecer uma visão crítica sobre a exploração e conservação dos recursos naturais.

Há dois grandes ramos de estudo dentro da geografia: geografia física (estuda os elementos naturais do planeta) e geografia humana (estuda as interações humanas com o ambiente natural).

Ramos da geografia

Mapa da Europa em globo com as fronteiras destacadas em diferentes cores.
A cartografia é a parte da geografia que estuda a representação gráfica do espaço geográfico por meio de mapas.

A geografia se divide em dois tipos ou ramos principais:

Geografia física

A geografia física é uma ramificação da geografia que se dedica à análise dos componentes naturais da Terra. Com foco na evolução, distribuição e interações dos elementos abióticos, como solos, rochas, água e atmosfera.

Essa área da geografia examina os processos naturais que moldam o planeta: a formação de paisagens e relevos, os padrões climáticos e a dinâmica dos ecossistemas. Dentro da geografia física, existem subdisciplinas que aprofundam essa análise, por exemplo:

  • Geomorfologia - estuda a formação e a transformação das formas de relevo terrestre, analisando os processos erosivos, sedimentares e tectônicos que moldam a superfície do planeta.
  • Climatologia - investiga os padrões climáticos e atmosféricos, analisa as variáveis meteorológicas e a compreensão das mudanças climáticas e seus impactos.
  • Ecogeografia - examina as interações entre os seres vivos e o meio ambiente, abordando a distribuição dos biomas e as relações ecológicas em diferentes regiões.
  • Hidrogeologia - pesquisa sobre os recursos hídricos, estudando a distribuição, qualidade e gestão da água em diferentes ambientes, além de suas interações com outros componentes do sistema terrestre.

Geografia humana

A geografia humana estuda as interações entre os seres humanos e o ambiente físico em que vivem, analisa como essas relações moldam a sociedade e o espaço geográfico. Essa área da geografia possui uma variedade de temas, entre eles, economia, demografia, urbanização, cultura, política e meio ambiente.

O objetivo é compreender como fatores sociais, culturais e econômicos influenciam a organização das populações, a formação de cidades, práticas de uso do solo e como as atividades humanas afetam o meio ambiente.

Entre os temas de estudo da geografia humana está a análise de urbanização, que explora o crescimento e a dinâmica das cidades, a mobilidade das populações e os desafios associados. Por exemplo: infraestrutura, habitação e serviços públicos. Também estuda a demografia, examinando as características populacionais, como natalidade, mortalidade, migração e suas implicações sociais e econômicas.

A origem da geografia humana é atribuída ao geógrafo e etnólogo alemão Friedrich Ratzel. Foi ele quem introduziu os conceitos sobre a relação entre o ser humano e o espaço. Ratzel enfatizou a importância das influências ambientais na formação das culturas e das sociedades, estabelecendo a base para o desenvolvimento da geografia humana como um campo de estudo.

Geografia política

Alguns autores acreditam que existe mais um grande ramo na geografia, não pertencente a geografia humana: a geografia política. Esse campo de estudo analisa as relações entre o espaço geográfico e as organizações políticas, estudando como o território, as fronteiras e os recursos influenciam o poder, as relações internacionais e a governança.

Também investiga a maneira como os Estados se formam, organizam e interagem entre si, assim como questões de disputas territoriais, colonialismo, globalização, conflitos geopolíticos e a distribuição de poder no mundo.

A geografia política também estuda a influência dos fatores naturais, como localização, recursos e clima, nas estratégias políticas e econômicas dos países. Visando entender como o controle de certos territórios e recursos impacta a economia global, a segurança e a estabilidade política.

Além disso, o estudo da geografia política envolve a análise de fronteiras físicas, culturais e econômicas, e como elas afetam a identidade nacional, as relações diplomáticas e as tensões internacionais.

Um exemplo da aplicação da geografia política é a geopolítica, que examina as interações entre Estados e a luta pelo controle de áreas estratégicas e influências regionais.

Saiba mais:

Vinícius Marques
Revisão científica por Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.
Equipe do Significados
Edição por Equipe do Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar