Significado de Espaço geográfico

O que é o Espaço geográfico:

Espaço geográfico é um termo utilizado pela Geografia para caracterizar o lugar onde se realizam as modificações no meio ambiente feitas pelos humanos ao longo da história.

Este espaço foi transformado pela organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram e habitam diferentes lugares. Ele também abriga todas as partes do planeta possíveis de serem analisadas, catalogadas e classificadas pelas especialidades da ciência geográfica.

Em termos gerais, o espaço geográfico se difere do espaço natural, pois este último não sofre as consequências das práticas econômicas, sociais, culturais e cotidianas presentes nas sociedades, que envolvem tanto o meio rural quanto o meio urbano.

Alguns geógrafos e estudiosos da área abordam conceitos diferentes para o espaço geográfico, como o de que ele é um conceito ligado a um local que nos é familiar ou que faz parte de nossa vida, e paisagem que é a porção do espaço que nossa visão alcança e é produto da percepção.

Em alguns casos, ele também é visto como uma espécie de “receptáculo”, um palco das atividades humanas; em outros, ele é concebido como uma conjunção de elementos da natureza, sendo também conceituado como reflexo e condicionante das práticas sociais.

Então, o espaço geográfico constrói-se destas transformações dos elementos naturais pelas práticas antrópicas, guardando com ele marcas históricas das civilizações e suas transformações ao longo do tempo, tendo em vista que novas construções e reconstruções estão sempre acontecendo, porém não de forma igualitária ao longo da extensão das sociedades.

Para compreender melhor o espaço geográfico, alguns conceitos são necessários para que se determine e se defina melhor o meio do qual falamos.

Um conceito importante e que se diferencia do conceito de espaço geográfico é o da paisagem, pois elas formam uma expressão externa do espaço, baseada principalmente nos sentidos humanos (visão, olfato, tato, audição e paladar).

Outro conceito utilizado para a compreensão do espaço geográfico é o de lugar, que caracteriza o espaço percebido pelos indivíduos através de uma relação de identidade, afetividade e pertencimento. Por exemplo, a casa dos pais pode ser considerado um lugar.

Existe também o conceito de território, que é entendido como uma porção do espaço delimitada pela propriedade ou pelo exercício de um determinado poder ou soberania. O Brasil, por exemplo, é um território cujo o Estado brasileiro é soberano e tem poder sobre ele.

E relacionando-se diretamente com o conceito de território, tem-se também o conceito de região, que pode ser compreendido como uma divisão ou delimitação do espaço geográfico realizada a partir de um critério previamente estabelecido. Ainda tomando como exemplo o Brasil, ele é dividido em regiões onde os estados possuem características geográficas, sociais e econômicas similares.

Ver também o significado de Paisagem natural.

Espaço geográfico brasileiro

O desenvolvimento do espaço geográfico brasileiro teve início com a colonização realizada pela coroa portuguesa, que se deu em forma de arquipélagos (ilhas), pois a medida que se mudavam as atividades econômicas algumas cidades surgiram, associadas as atividades econômicas em si e de forma isoladas.

Fatores como a extração do pau brasil e de especiarias, o cultivo da cana-de-açúcar, do café e a criação de gado bovino, além da missão dos jesuítas em catequizar as comunidades indígenas impulsionaram o desenvolvimento do espaço geográfico brasileiro.

Atualmente, o território brasileiro possui uma área total de 8.515.767,049 km², sendo o 5º maior país do mundo. Ele é composto por 26 estados e 1 distrito federal, divididos em cinco regiões (norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul) e faz fronteiras com a Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa (norte); Colômbia e Peru (noroeste); Bolívia (oeste); Paraguai e Argentina (sudoeste); Uruguai (sul).

Veja também o significado de Território.

Data de atualização: 18/10/2017.