Significado de Upstream

O que é Upstream:

Upstream significa literalmente "rio acima". Em Geografia, upstream indica a fonte de um córrego ou rio contra a direção normal do fluxo de água. A expressão utilizada em outras diferentes áreas como indústria do petróleo, Biologia, Ciência da computação, etc.

Na indústria do petróleo, upstream designa a parte da cadeia produtiva que antecede o refino. Abrange as atividades de exploração, desenvolvimento, produção e transporte para beneficiamento.

As operações da indústria de petróleo são divididas em três partes principais: upstream, midstream e downstream. Upstream engloba as atividades de busca, identificação e localização das fontes de óleo e o transporte deste óleo extraído até as refinarias. Midstream é a fase em que as matérias-primas são transformadas em produtos prontos para uso específico. Downstream é a parte logística, ou seja, o transporte dos produtos da refinaria até os locais de consumo.

Em outras áreas como Biologia molecular, upstream determina as posições relativas no DNA; em rede de computadores, o termo designa a direção na qual é feita a transferência de dados entre cliente e servidor.

"Upstream" é o título de um filme americano de comédia dirigido por John Ford e lançado em 1927.

Data de atualização: 22/03/2012.