Significado da Violência urbana

O que é a Violência urbana:

Violência urbana é o conjunto de ações que infringem à lei e a ordem pública nos centros urbanos e metrópoles. Assassinatos e assaltos são algumas das principais formas de violência que estão mais presentes nas cidades.

Como desobediência à lei entende-se qualquer tipo de atitude que comprometa os bens públicos ou que atente contra a vida alheia, como assaltos, o tráfico de drogas, homicídios, etc.

A violência urbana é um dos tipos de violência mais comuns no mundo contemporâneo, principalmente pelo fato da maioria da população do planeta habitar áreas urbanas. Um tipo de violência urbana que é bastante frequente é a violência doméstica, onde os atos de agressão ocorrem no âmbito da instituição familiar.

Ver também: significado da Lei Maria da Penha.

O crescimento urbano desorganizado e a falta de infraestrutura para os moradores das cidades são consideradas duas das principais causas que levam aos casos de violência urbana.

Saiba mais sobre o significado da Violência.

Causas e consequências

Como dito, um dos principais argumentos utilizados para justificar o surgimento e desenvolvimento da violência nas cidades é o crescimento urbano de modo desorganizado. Este processo ocorre devido ao acelerado êxodo rural, levando populações inteiras a migrarem para centros urbanos que não possuem estrutura para recebê-las.

Assim, com a falta de uma infraestrutura que garanta emprego, moradia, saúde, educação, entre outras necessidades básicas, surgem uma série de crises e problemas sociais que, por sua vez, podem repercutir na marginalização e, consequentemente, na criminalização.

De acordo com os sociólogos, outro fator que pode contribuir para violência é o desajustamento do ambiente familiar dos indivíduos. Com uma formação familiar precária pode não haver uma correta formação sobre os valores morais do cidadão, por exemplo.

Outra causa que é defendida pelos sociólogos é a impessoalidade dos habitantes dos centros urbanos, em comparação com as zonas ruais, por exemplo. Não há uma comunhão e companheirismo tão grande entre os moradores das cidades.

A falta de influência da economia nacional, o desemprego, os conflitos religiosos, a discriminação étnica, o tráfico de drogas, entre outros fatores também podem ser tidos como motores para o desenvolvimento da violência urbana.

Violência urbana no Brasil

Infelizmente, o Brasil sofre com uma crescente violência urbana que, segundo alguns sociólogos, é consequência de diversos aspectos que envolvem principalmente as crises econômicas que o país sofreu (e sofre), e a diferença abismal entre as classes sociais.

Não apenas roubos, homicídios dolosos (quando se tem a intenção de matar), o tráfico de drogas e o crime organizado atingem o Brasil, mas também os constantes crimes contra o patrimônio público (a corrupção, por exemplo).

O significado da Violência urbana está na categoria: Geral