Significado de Tribos Urbanas

O que são Tribos Urbanas:

As tribos urbanas são grupos de pessoas que compartilham entre si um mesmo estilo de vida, atividades e interesses similares. Geralmente esses grupos são adeptos de um estilo de vida diferente da cultura principal.

Eles são compostos de grupos de pessoas que buscam obter uma mesma identidade, seja nos mesmos gostos estéticos, regras, linguagem, música e até mesmo a ideologia.

Nos anos 1980, Michel Maffesoli descreveu as tribos urbanas como o novo fenômeno da subcultura. Desde então, o termo tornou-se parte da vida cotidiana.

Tipos de Tribos Urbanas

Atualmente, existem muitos tipos de tribos urbanas, cada uma com suas próprias características. A roupa e o estilo musical geralmente são as principais maneiras de expressar a ideologia e crenças de uma tribo.

Abaixo estão os exemplos de algumas das tribos urbanas mais conhecidas no mundo:

Rappers

rappersNa fotografia, um dos grupos de rap mais famosos do Brasil: Racionais MC's.

Os rappers são pessoas adeptas ao gênero musical conhecido como rap. Sua origem é dos anos 1970, quando o rap surgiu nas periferias de Nova York.

Composto por uma maioria de jovens negros, o destaque dessa tribo se deve ao fato de exporem suas mensagens contrárias às desigualdades sociais e raciais através da música, compostas por letras fortes em forma de rimas.

Rappers geralmente usam roupas largas, tênis grandes e esportivos e bonés. Também carregam acessórios como pulseiras e colares de ouro.

Acompanham o estilo de dança chamado break dance, gostam de graffiti e são fãs do freestyle: rimas feita no improviso.

O destaque dessa cultura urbana foi o final dos anos 1990. No entanto, ainda permanece como um dos gênero musicais mais conhecidos e apreciados no mundo.

Eminem, Snoop Dogg, Jay-Z e 50 cent são alguns dos cantores de rap mais famosos do mundo. No Brasil, a rap é fortemente representado pelo grupo Racionais MC's que fizeram muito sucesso na década de 1990.

Outros rappers brasileiros famosos são: Emicida, Criolo, Marcelo D2, MV Bill, entre outros.

Góticos

goticosFoto representativa da tribo urbana gótica.

Esta tribo urbana é derivada do Punk e nasceu no Reino Unido, entre as décadas de 1970 e 1980. Logo em seguida se espalhou por outros países.

Seus integrantes costumam ser apolíticos e admiram os elementos relacionados à morte e ao ocultismo.

Também têm como uma grande marca a melancolia e seu estilo de roupa é composto por cores pretas, preferencialmente com material em couro, além de botas, piercings e elementos religiosos nas joias, como a estrela de cinco pontas e a cruz.

O estilo musical dos góticos é conhecido como o Rock Gótico. Porém, também escutam o Heavy Metal, além de outros estilos dentro do rock and roll.

The Cure, The Sisters of Mercy e Bauhaus são algumas das bandas góticas mais conhecidas no mundo.

Hippies

hippie
Imagem do festival Woodstock, em 1969.

Esta tribo urbana nasceu nos anos de 1960, durante a Guerra do Vietnã. Seus seguidores geralmente são simpatizantes da ideologia anarquista e são amantes da natureza. Seguem uma ideologia de vida coletivista e nômade.

Os integrantes dessa tribo costumam usar cabelos longos, roupas coloridas e soltas e pregam a paz, o amor e liberdade sexual.

O maior evento Hippie já realizado foi o Woodstock de 1969, que contou com a presença de artistas como Janis Joplin e a banda The Who.

Punks

punksNa imagem, um dos bares punks mais famosos da Inglaterra.

Nascida nos anos 1970, os punks frequentam bares próprios da tribo e geralmente se misturam com os skinheads e heavies (admiradores do estilo musical Heavy Metal). Sua ideologia política é marcada pelo antifascismo e anticapitalismo.

São conhecidos por possuírem cortes de cabelo diferentes e coloridos, além de piercings e tatuagens. Geralmente usam jaqueta de couro preta e camisa preta com símbolos do anarquismo ou algum slogan social.

Os Ramones e The Clash são duas das bandas punks mais famosas no mundo. No Brasil, as bandas Ratos de Porão e Inocentes fazem parte da cultura punk brasileira desde 1980.

Skatistas

skatistasNa imagem, skatistas numa pista própria de skate praticando manobras.

Esta tribo urbana é derivada do esporte Skateboarding, e seus integrantes são conhecidos por realizarem manobras com skate.

Ao contrário de outras tribos urbanas que derivam de gêneros musicais ou estéticos, os skatistas são praticantes de um esporte, assim como os surfistas.

A maioria não tem uma estética definida e não possui uma preferência musical específica.

Rastafáris (ou Rasta)

rastafariNa imagem, o exemplo de um integrante da tribo urbana rastafari.

Esta tribo urbana segue o rastafarianismo: movimento religioso e político, iniciado na Jamaica na década de 1930 e adotado por muitos grupos ao redor do mundo, que combina cristianismo protestante, misticismo e uma consciência política pan-africana.

Os integrantes desta tribo costumam ouvir reggae, hip hop e ska. Gostam de um estilo de vida simples e natural e valorizam a paz, felicidade e amizade.

Eles geralmente usam cabelos em forma de dreads, como na imagem acima, além de sandálias e roupas confortáveis. Também são adeptos de roupas ou acessórios com as cores da bandeira da Jamaica.

Otakus

otakuNa imagem, exemplo de evento realizado para Otakus.

Esta tribo urbana sente fascínio pela cultura e música japonesa. Gostam de ler mangás (revistas em quadrinhos tipicamente japonesas), são fãs de animes (animações japonesas) e de jogos de videogames orientais.

Costumam vestir-se como seus personagens favoritos dos animes ou quadrinhos, investindo em cores e acessórios.

Hipsters

hipsterNa imagem, exemplo de um homem com estilo de vida Hipster.

Os membros desta tribo urbana são amantes da música indie e alternativa. Eles têm interesses estéticos pouco convencionais à cultura principal e desfrutam da estética vintage, tanto na roupa quanto na decoração.

Geralmente frequentam lugares desconhecidos ou impopulares, consomem alimentos orgânicos e artesanais e possuem visões ambientalistas pacíficas e progressistas.

Skinheads

skinheadsNa imagem, exemplo de um skinhead.

Os skinheads, conhecidos também como "cabeças raspadas", é uma tribo urbana que surgiu a partir dos jovens trabalhadores do Reino Unido, na década de 1960.

São amantes dos gêneros musicais ska, rock and roll e punk e são conhecidos por gostarem de futebol, cerveja e por vestirem jeans, botas e suspensório. Duas de suas maiores marcas são as tatuagens e o culto a virilidade.

Outros exemplos de tribos urbanas

As tribos urbanas crescem e se modificam constantemente ao redor do mundo. Os surfistas, nerds, geeks e motoqueiros, são exemplos de outras tribos que contam com milhares de adeptos.

No Brasil, duas tribos são famosas por seguirem estilos musicais conhecidos: os funkeiros e pagodeiros.

Veja outros significados que podem te interessar:

Data de atualização: 09/04/2019.