Significado de Web 2.0

O que é Web 2.0:

Web 2.0 é um termo usado para designar uma segunda geração de comunidades e serviços oferecidos na internet, tendo como conceito a Web e através de aplicativos baseados em redes sociais e tecnologia da informação.

Web 2.0 foi criada em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media.

O termo não se refere à atualização nas especificações técnicas, e sim a uma mudança na forma como ela é percebida por usuários e desenvolvedores, ou seja, o ambiente de interação e participação que hoje engloba inúmeras linguagens.

A Web 2.0 aumentou a velocidade e a facilidade de uso de diversos aplicativos, sendo responsáveis por um aumento significativo no conteúdo existente na Internet.

A ideia da Web 2.0 é tornar o ambiente online mais dinâmico e fazer com que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.

Dentro desse contexto a Wikipédia, por exemplo, faz parte dessa nova geração, além de diversos serviços online interligados, como os oferecidos pelo Windows Live, que integra ferramentas de busca, e-mail, comunicador instantâneo, programas de segurança e etc.

Saiba mais sobre o significa da Internet e da Web.

Web 2.0 e educação

Com o aparecimento do Web 2.0, muitos sites deixaram de ser estruturas rígidas e estáticas e passaram a ser plataformas onde pessoas podem contribuir com o seu conhecimento para o benefício de outros utilizadores e visitantes.

Assim, a Web 2.0 potencia e facilita a obtenção de conhecimento, tendo um impacto na educação.

Um aspecto negativo é que nos dias de hoje, as pessoas não armazenam informações com tanta facilidade e procuram na internet toda a informação já processada, o que não estimula o pensamento crítico.

Web 2.0 Name Generator

Web 2.0 Name Generator (Gerador de Nomes da Web 2.0) é um site que cria nomes de domínios, dando a oportunidade ao utilizador de registrar esse nome para o seu site.

Ver também sobre o significado de Web 3.0.

Data de atualização: 30/07/2015. O significado de Web 2.0 está na categoria: Tecnologia