Significado de Mapa conceitual

O que é um Mapa conceitual:

Mapa conceitual é uma estrutura gráfica que ajuda a organizar ideias, conceitos e informações de modo esquematizado.

Consiste numa ferramenta de estudo e aprendizagem, onde o conteúdo é classificado e hierarquizado de modo a auxiliar na compreensão do indivíduo que o analisa.

O mapa de conceitos deve ser construído de modo a apresentar as principais ideias e suas relações existentes para tornar visível o contexto do tema abordado.

A partir de uma representação gráfica ilustrativa, o mapa conceitual deve criar ligações entre os diferentes assuntos que fazem parte de determinado conhecimento.

Mapa conceitual - exemplo

Por norma, os mapas conceituais são construídos a partir de conceitos mais abrangentes e amplos até pontos mais específicos.

A idealização do mapa conceitual, como um método de organização de conteúdos, surgiu na década de 1970, nos Estados Unidos, através do professor Joseph Novak.

O mapa conceitual pode ser uma excelente ferramenta didática, principalmente devido ao uso das representações visuais.

Além de ser útil no âmbito educacional, os mapas conceituais ainda podem ser aplicados em outras áreas, como para a estruturação de planejamentos e organização de pesquisas.

Como fazer um mapa conceitual

1. Dominar o assunto

Para fazer um mapa conceitual é necessário que o seu idealizador já tenha adquirido o conhecimento sobre o respectivo assunto a ser organizado.

2. Definir a estrutura

A segunda etapa da confecção de um mapa conceitual é a escolha da estruturação que este terá. Se será do tipo hierárquico (semelhantes a organogramas), como “teia de aranha”, ou como um fluxograma, por exemplo.

Saiba mais sobre o significado de Organograma.

3. Montar o mapa conceitual

Para a montagem do mapa conceitual, é necessário partir do conceito central que irá organizar o mapa. Relacionara as ideias a partir do conceito que se quer explicar, seguindo a forma escolhida para a estrutura.

Estruturas de mapas conceituais

1. Mapa conceitual hierarquizado

Mapa conceitual - hierarquia

Este tipo de mapa conceitual é útil quando a pessoa deseja ter uma melhor visualização sobre a ordem cronológica de um processo ou ideia, assim como classificar os diferentes graus de importância.

Entre as linhas que ligam os diferentes termos, o idealizador deste tipo de mapa conceitual pode explicar, resumidamente, qual a relação que conecta ambos.

2. Mapa conceitual Teia de Aranha

Mapa conceitual - teia de aranha

Este tipo de mapa conceitual é útil para visualizar a ramificação de ideias ou assuntos que são muito amplos. Deste modo é possível identificar os sub-temas presentes em cada tópico e “dissecá-los” em diversas camadas.

3. Mapa conceitual de Fluxograma

Neste tipo de mapa conceitual, é possível identificar as diversas opções lógicas para a resolução de um determinado processo, por exemplo.

mapa conceitual - fluxograma

Assim, o indivíduo consegue ter uma visão geral sobre todas as alternativas e as suas prováveis consequências, traçando o melhor modo de chegar à solução / conclusão.

Veja também os significados de:

Data de atualização: 18/01/2021.