Significado de Dialeto

O que é Dialeto:

Dialeto é uma linguagem própria de determinadas comunidades e que existe simultaneamente à outra língua. Como no Brasil existe dialeto caipira, um jeito de se expressar próprio do interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Paraná, que coexiste com a Língua Portuguesa.

O dialeto tem suas próprias marcas linguísticas, estrutura semântica, léxico e características fonológicas, morfológicas e sintáticas. É normalmente restrito a uma comunidade regional.

É uma variante linguística, que tem origem em uma outra língua. Não necessariamente é originada na língua oficial do território em que se fala o dialeto.

Por vezes, na comunidade, fala-se apenas o dialeto local, sem o uso da língua oficial do país. Em alguns lugares de colonização italiana no Rio Grande do Sul, por exemplo, existem vilarejos que falam apenas o dialeto do Vêneto, Norte da Itália, e internamente não se fala português.

A sociolinguistica defende que existem outros fatores além dos regionais que determinam um dialeto. E que existem os chamados dialetos etários (com as diferenças marcadas entre as formas de expressão de geração para geração) e dialetos sociais (entre diferentes grupos sociais).

Alguns linguistas entendem o português falado no Brasil como um dialeto brasileiro, em função das grandes diferenças até mesmo estruturais entre a forma como se fala e escreve-se no Brasil e em Portugal.

Entre os sinônimos de dialeto estão as palavras linguagem e falar. 

A palavra idioma não é sinônimo exato de dialeto, pois o idioma é um termo caracterizado politicamente, em referência à língua oficial de um país. 

São exemplos de dialetos no Brasil o dialeto mineiro, o dialeto gaúcho, o dialeto baiano e o dialeto carioca.

Dialeto e Sotaque

Dialeto e sotaque não são a mesma coisa. O dialeto caracteriza-se pela estrutura de linguagem própria de um grupo, sejam as palavras diferentes, a forma de construir as frases, e etc. O sotaque é a pronúncia, a forma como se fala. É marcado pelo ritmo com que as palavras são expressadas verbalmente, os diferentes sons na fala. Por exemplo, no Brasil se diz que os mineiros falam cortando palavras:

  • Mineirin (mineirinho)
  • Quietin (quietinho)

Já no Rio de Janeiro, o sotaque é marcado pelo chamado chiado, o som de CH ou X:

  • Exquerda (esquerda)
  • Excola (escola)

Os diferentes sons são marcas do sotaque, e não um dialeto.

Data de atualização: 23/11/2016. O significado de Dialeto está na categoria: Língua Portuguesa