Significado de Almoxarifado

O que é um Almoxarifado:

Almoxarifado é um substantantivo masculino que indica uma sala ou prédio cuja função é armazenar diversos objetos.

Esta palavra está relacionada com a área da logística, porque remete para um armazém onde são guardados diversos tipos de materiais, como materiais e equipamentos de construção, por exemplo. No caso de um almoxarifado hospitalar, o espaço é usado para guardar remédios ou outros objetos relevantes no contexto hospitalar.

Existem almoxarifados públicos e privados, sendo que muitas vezes os municípios têm um ou vários almoxarifados.

Atualmente existem cursos de almoxarifado, onde os alunos aprendem as melhores técnicas de organização e gestão dos materiais. Um profissional desta área pode ser um auxiliar de almoxarifado ou chefe de almoxarifado e deve supervisionar o estoque, ou seja, a recepção e saída de materiais.

Esta é uma área de grande importância no contexto empresarial, porque um fraco armazenamento pode afetar gravemente a distribuição de uma empresa, e por isso é essencial conseguir fazer uma boa gestão dos itens armazenados.

Quanto à etimologia desta palavra, ela tem origem no árabe al-muxarif, que indicava uma tesoureiro ou inspetor.

Antigamente, o almoxarife era um indivíduo que tinha a função de administrar algumas propriedades da casa real ou era o tesoureiro desta. Também era uma palavra que poderia designar um cobrador de impostos.

Um almoxarifado também indicava a área de jurisdição do almoxarife ou o edifício onde eram colocados os objetos que eram guardados pelo almoxarife. Este último significado é o mais comum nos dias de hoje.

Em inglês a palavra almoxarifado pode ser traduzida por warehouse. Ex: He is very bad at organizing things, that's why people can't find anything in the warehouse. / Ele é muito mau organizando coisas, é por isso que as pessoas não conseguem encontrar nada no almoxarifado.

Data de atualização: 16/04/2014.