Significado de Diagrama

O que é Diagrama:

Diagrama é uma representação gráfica usada para demonstrar um esquema simplificado ou um resumo sobre um assunto.

Normalmente é formado por palavras-chave ou conceitos que são ligados por linhas e setas que definem o raciocínio a ser seguido para que seja possível entender o tema.

A palavra tem origem no termo latino diagramma.atis. Podem ser sinônimos: gráfico, desenho, esquema, figura e esboço.

Os diagramas são frequentemente usados como ferramenta de estudo, já que se sabe que a assimilação de conteúdos acontece mais facilmente através de esquemas e representações gráficas. Também pode ser usado para demonstrar o fluxo organizacional de uma empresa.

Diagrama é o nome dado ao esquema usado como base da organização de cenários em filmagens de cinema ou de programas de televisão.

Diagramar, usado como verbo, tem o significado de organização e distribuição dos elementos gráficos usados em uma publicação, como jornais, livros, cartazes e sites.

Diagrama de Ishikawa

Esse diagrama, também chamado de Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama Espinha-de-peixe ou Diagrama 6M, foi criado por Kaoru Ishikawa.

É utilizado para avaliação e controle de qualidade em processos administrativos e para identificar as possíveis causas de problemas que envolvam método, matéria-prima, mão-de-obra, máquinas, medição e meio ambiente.

Veja o significado de Diagrama de Ishikawa.

Diagrama de Pareto

É um gráfico, criado pelo economista Vilfredo Pareto, usado para verificar a relação existente a ação e o resultado dela. O diagrama é usado principalmente para encontrar problemas críticos e as consequentes perdas que devem ser resolvidas.

Veja mais sobre o significado de Diagrama de Pareto.

Diagrama de Venn

O diagrama de Venn, também chamado de Diagrama de Conjuntos ou Diagrama Lógico, foi criado pelo matemático John Venn e é bastante usado na matemática e na estatística.

Se trata de uma forma de organização que usa conjuntos numéricos em que os dados são agrupados com o uso de figuras geométricas. Essa forma de organização facilita a visualização e a interpretação dos dados que serão analisados.

Veja o significado de Diagrama de Venn.

Diagrama de Nolan

Esse diagrama, criado pelo cientista político David Nolan, tem como função identificar qual é a visão política predominante de uma pessoa. O diagrama funciona a partir de respostas a um questionário e abrange as correntes de pensamento político mais conhecidas.

Saiba mais detalhes sobre o Diagrama de Nolan.

Diagrama de Linus Pauling

Esse diagrama, criado pelo cientista Linus Pauling, também é conhecido por Diagrama de Distribuição Eletrônica. 

É usado na química para pesquisas relacionadas aos átomos. Esse método de estudo ajuda a compreender as propriedades e características dos átomos, dos seus elétrons e íons, a partir dos subníveis de energia.

O diagrama é considerado uma das melhores explicações sobre a forma de distribuição de íons e elétrons pelas camadas dos átomos.

Veja mais detalhes sobre o Diagrama de Linus Pauling.

Diagrama de Classes

O Diagrama de Classes é usado para programação. Nesse diagrama são representadas as estruturas e relações de classes de um projeto. É muito usado para o desenvolvimento de sistemas.

Veja o Diagrama de Classes.

Outros diagramas

O Diagrama de Fases é usado para definir quais os valores da relação que existe entre as condições de pressão e temperatura de uma substância e a fase em que ela se encontra (sólida, líquida ou gasosa). Um exemplo é o Diagrama Ferro Carbono.

O Diagrama de Dispersão é usado para demonstrar os valores de um conjunto de dados. Os valores são exibidos em um gráfico com coordenadas cartesianas organizadas em um eixo horizontal e um vertical.

Diagrama de Atividade representa fluxos de processamento para o controle de atividades. Esse diagrama é usado para acompanhar as fases de um processo computacional. O Diagrama de Atividade é feito com a Linguagem de Modelagem Unificada (UML).

O significado de Diagrama está na categoria: Geral