Significado de Ampulheta

O que é Ampulheta:

Ampulheta é um aparelho utilizado para medir a fração de um tempo.

Uma ampulheta clássica é constituída de dois compartimentos cônicos, feitos de vidro e que se comunicam entre si através de um vértice num plano vertical, e no qual existe uma quantidade de areia fina que escoa de um compartimento para outro.

ampulheta

Etimologicamente, a palavra ampulheta teria se originado a partir do espanhol ampolleta, que significa “relógio de areia”. No entanto, a raiz etimológica estaria no latim ampulla, que quer dizer “redoma” ou “frasco”.

O tempo contabilizado em uma ampulheta é considerado a partir da totalidade de areia que escoa de um compartimento para outro no aparelho. Teoricamente, o tempo para a areia passar de um lado para o outro seria sempre o mesmo.

A ampulheta tradicional teria sido inventada no século VIII, por um monge francês chamado Luipraud.

Antigamente, quando não existiam relógios precisos como atualmente, a ampulheta era bastante útil para marcar os intervalos de pequenos tempos.

Nas competições esportivas ou jogos de raciocínio, por exemplo, a ampulheta era utilizada para contabilizar o tempo de cada participante.

Nas navegações marítimas a ampulheta era um dos métodos disponíveis para que a tribulação soubesse o horário dentro do navio.

Em inglês, o termo “ampulheta” é traduzido para hourglass.

Tatuagens de ampulheta

Atualmente, as ampulhetas são usadas como objetos de decoração ou tatuadas nos corpos, devido o significado que lhe foi atribuído ao longo dos anos: a transitoriedade da vida.

Corpo de ampulheta

Um “corpo de ampulheta” é um eufemismo para se referir a uma determinada pessoa que possui uma cintura fina, ou seja, que é magra ou esbelta.

Ver também o significado de silhueta.

Atualizado em