Significado de Anjo

O que é um Anjo:

Um anjo é uma criatura espiritual que habita no céu e tem a função de mensageiro entre Deus e os seres humanos.

A palavra anjo tem origem no termo grego ággelos que significa mensageiro, e são seres celestiais criados por Deus para serem mensageiros. Não têm vontade própria, ou seja, não têm livre arbítrio como o Homem, e são criados com o objetivo único de dar glória e cumprir a vontade de Deus.

De acordo com a angelologia, os seres angelicais são: serafins, querubins, tronos, dominações, virtudes, potestades, principados, arcanjos e anjos. São Tomás de Aquino dividiu os seres celestiais em três esferas. A primeira é constituída por serafins, querubins e tronos. Fazem parte da segunda esfera os domínios, virtudes e potestades. A terceira esfera é composta com arcanjos e anjos.

Lúcifer era um anjo de luz, que se revoltou contra Deus. Ele e os seus seguidores foram expulsos do céu e se converteram em Satánas e demônios.

A adoração aos anjos (angelodulia) é uma prática comum na Igreja Católica e Ortodoxa, mas é rejeitada pelo judaísmo e protestantismo. Apesar disso, vários elementos da Igreja Católica afirmam que não adoram anjos e santos, apenas veneram.

No contexto das artes, os anjos foram representados com a forma humana e com asas, para lhe dar um aspecto menos terreno e mais sobrenatural. Muitos anjos são representados como crianças.

Quando usada em sentido figurado, a palavra anjo pode descrever uma pessoa muito boa, inocente ou com muitas qualidades. Ex: Ele é um anjo, seria incapaz de machucar outra pessoa.

A expressão anjo da guarda descreve um anjo que exerce a função de protetor de alguém. A doutrina católica baseada na passagem em Mateus 18:10  afirma que um anjo da guarda é um anjo que acompanha cada pessoa, principalmente depois do batismo.

O significado de Anjo está na categoria: Geral