Significado de Antropometria

O que é Antropometria:

Antropometria é um ramo da antropologia que estuda as medidas e dimensões das diversas partes do corpo humano.

A antropometria está relacionada com os estudos da antropologia física ou biológica, que se ocupa em analisar os aspectos genéticos e biológicos do ser humano e compará-los entre si.

A antropometria utiliza diversas técnicas para medir cada uma das partes do corpo, fornecendo informações preciosas para atletas e indivíduos sedentários sobre a sua condição física e biológica.

Etimologicamente, a palavra antropometria é formada pela junção de dois termos de origem grega: ánthropos, que significa "homem" ou "ser humano"; e métron, que quer dizer "medida".

Dentro do âmbito jurídico, a análise antropométrica é utilizada como uma ferramenta de identificação de criminosos, baseada na descrição do corpo do suspeito. Exemplo: retrato falado, fotografias, proporções corporais, impressões digitais e etc.

A antropometria era considerada uma pseudo-ciência até meados do século XX. Neste período, destaque-se o uso das técnicas antropométricas pelos nazistas, que usavam modelos de comparação corporal para tentar distinguir os indivíduos de raça Ariana dos não-Arianos, através do Departamento para o Esclarecimento da Política de População e Bem Estar Racial.

Atualmente, a antropometria é aplicada em diversas áreas da medicina para estudar as doenças e anomalias que afetam as dimensões do organismo humano. O ramo que acompanha o desenvolvimento do corpo infantil, por exemplo, chama-se Puericultura e está inserido no campo da Pediatria.

Antropometria nutricional

As técnicas da antropometria também podem ser utilizadas como uma ferramenta para avaliar o estado nutricional de um indivíduo.

A antropometria nutricional, portanto, consiste na avaliação nutricional, verificando por exemplo o Índice de Massa Corpórea (IMC), Analise de Dobras Cutâneas e o Índice de gordura entre a cintura-quadril.

Antropometria e Ergonomia

A antropometria é o estudo das dimensões e das partes do corpo humano. Já a ergonomia (ergo = trabalho; nomo = ciência), é o estudo da adaptação dos membros do corpo humano ao ambiente a sua volta.

A ergonomia utiliza técnicas da antropometria para adaptar o ambiente de trabalho ao ser humano, por exemplo: criando cadeiras, mesas, tesouras e demais objetos que sejam mais fáceis e confortáveis de se manusear; criando objetos que se adaptem ao corpo humano.

​Veja também os significados de Antropologia e Ergonomia.

Data de atualização: 18/12/2014.