Significado de Simetria

O que é Simetria:

Simetria é a harmonia de forma e tamanho entre as partes de um objeto ou imagem. Ela pode ser definida como tudo aquilo que pode ser dividido em partes, sendo que as partes são exatamente iguais. Se traçarmos uma linha reta dividindo ao meio uma figura e as duas partes, quando colocadas uma sobre a outra, forem iguais, podemos dizer que a figura é simétrica.

simetria
Foto mostra a simetria do Templo do Céu, localizado em Pequim, na China.

A simetria está presente em toda a parte, seja na natureza, nas artes, na arquitetura ou na matemática.

A simetria matemática, por exemplo, consiste na regra da disposição de duas figuras idênticas que se correspondam ponto a ponto. Nesse contexto, o objeto se move, mas as distâncias, ângulos, tamanhos e formas são preservados por simetrias.

Na geometria, dá-se o nome de eixo de simetria à linha, imaginária ou real, que divide a figura ou objeto em partes idênticas (simétricas).

No campo estético, a simetria é a responsável por proporcionar harmonia a uma imagem, e consequentemente, a sua beleza. Quanto mais simétrico for um objeto ou figura, mais belo tende a ser considerado.

Existem quatro tipos de simetrias: a reflexiva, rotacional, radial e bilateral.

Veja o Significado de Eixo.

Tipos de simetria

Simetria reflexiva

Como o próprio nome já diz, tem a ver com o reflexo. É também chamada de simetria axial ou de espelhamento. Nesse tipo de simetria, o eixo funciona como um divisor da imagem de seu reflexo.

simetria reflexiva

Simetria rotacional

Também chamada de central, a simetria rotacional caracteriza-se pela presença de um ponto fixo (centro de simetria) em torno do qual a figura pode girar mantendo sempre o mesmo aspecto.

simetria rotacional

Simetria radial

A simetria radial é usada na área da biologia para classificar os seres vivos. Na simetria do tipo radial, qualquer traçado, desde que passe sobre o ponto central, dividirá o corpo do ser vivo em partes iguais.

estrela do mar simetria radial
A estrela-do-mar é um exemplo de simetria radial.

Simetria bilateral

A simetria bilateral é comumente utilizada na biologia para classificar e descrever os seres vivos. Este tipo de simetria classifica as figuras, seres ou objetos quando apresentam apenas um único eixo de simetria.

simetria bilateral

Simetria e assimetria

Simetria e assimetria são antônimos, ou seja, possuem significados opostos.

A simetria consiste na conformidade e correspondência entre posição, forma e medida em relação a um eixo. É a existência de harmonia entre duas ou mais partes.

A assimetria, por sua vez, seria a ausência da simetria, ou seja, quando não há essa correspondências entre as partes, sendo desproporcionais ou não harmoniosas.

Ver também:

Significado de Geometria

Significado de Antropometria

Data de atualização: 10/02/2021.