Significado de Simetria

O que é Simetria:

A simetria é definida como tudo aquilo que pode ser dividido em partes, sendo que ambas as partes devem coincidir perfeitamente quando sobrepostas.Simetria

A simetria está presente em toda a parte, seja na natureza, nas artes ou na matemática.

A simetria matemática, por exemplo, consiste na regra da disposição de duas figuras idênticas que se correspondam ponto a ponto.

Neste contexto, o objeto se move, mas as distâncias, ângulos, tamanhos e formas são preservados por simetrias. Existem quatro tipos de simetrias em um plano: rotação, translação, reflexão e reflexão com deslizamento.

No campo estético, a simetria é a responsável por proporcionar harmonia a uma imagem, e consequentemente, a sua beleza. Quanto mais simétrico for um objeto ou figura, mais belo tende a ser considerado.

Simetria perfeita

A simetria perfeita é quando uma determinada figura, quando dividida em duas partes, possui os dois lados exatamente iguais.

Simetria bilateral

A simetria bilateral é comumente utilizada no meio ambiente para classificar os seres vivos.

Este tipo de simetria classifica as figuras, seres ou objetos quando apresentam apenas um único eixo de simetrial.

Em oposição a simetria bilateral está a chamada simetria radial, quando o objeto, por exemplo, apresenta vários eixos de simetria. Normalmente, são figuras redondas.

Simetria e assimetria

Simetria e assimetria são palavra antônimas, ou seja, possuem significados completamente distintos.

A simetria consiste na conformidade e correspondência entre posição, forma, medida em relação a um eixo e outras características harmoniosas entre duas ou mais partes.

A assimetria, por sua vez, seria a ausência da simetria, ou seja, quando não há esta correspondências entre as partes, sendo desproporcionais ou não harmoniosas.

Ver também o significado de geometria.

Data de atualização: 05/10/2015.