Célula Eucarionte

A célula eucarionte ou eucariótica possui um núcleo verdadeiro e definido, envolvido por uma membrana (tecido fino), chamada de membrana nuclear.

As células eucariontes são encontradas em seres vivos unicelulares (que possuem uma célula) ou pluricelulares (que possuem mais de uma célula).

Esses seres estão dentro das classes dos fungos, dos animais, dos protozoários e das plantas.

A grande característica da célula eucarionte, é que em cada classe de seres vivos ela possui diferente organelas e funções que se adaptam ao modo de vida do ser e sua formação.

A palavra "eucarionte" é formada pelos termos gregos eu = "verdadeiro" + káryon = "núcleo".

O núcleo da célula eucarionte é denominado núcleo verdadeiro, porque guarda o DNA do organismo, ou seja, todo o material genético do ser vivo.

As células eucarióticas são consideradas bem complexas, porque são formadas por inúmeras estruturas, denominadas de organelas.

Cada organela possui funções diferentes, e juntas contribuem para o bom funcionamento da célula, e consequentemente do organismo.

Alguns exemplos de organelas presentes em todas as células eucariontes são:

  • o citoesqueleto, que sustenta toda a célula;
  • o lisossomo, responsável pela digestão da célula;
  • a membrana plasmática que seleciona o que entra e sai da célula.

Célula eucarionte animal x eucarionte vegetal

As células animais e vegetais são eucarióticas, ou seja, ambas possuem um núcleo verdadeiro, que guardam o DNA, e organelas ligadas por uma membrana.

Porém, as plantas e animais têm diferentes necessidades, tanto na sua formação, quanto no seu modo de viver. Por isso, diferem umas das outras em alguns aspectos, como:

  • Somente a célula vegetal possui cloroplasto: esta organela, específica da célula eucariótica vegetal, existe porque as plantas não conseguem obter açúcar através da alimentação, por não ingerir alimentos. Por isso, ela necessita produzir este açúcar através da luz solar, durante a fotossíntese. Todo este processo é feito no cloroplasto;
  • As células vegetais possuem uma parede celular que reveste a membrana, enquanto a célula animal só possui a membrana. Esta parece celular serve para proteger a célula, evitando qualquer tipo de ruptura. A célula animal só possui a membrana plasmática;
  • As células vegetais possuem um grande vacúolo, que toma parte de quase toda a célula e é responsável pela digestão intracelular e o armazenamento de substâncias.

célula anima e vegetal

Leia também sobre célula animal e célula.

Exemplos de seres eucariontes

Animais

animais

O maior grupo de seres vivos eucariontes, é o reino animal. O organismo dos animais é constituído de células complexas, que ajudam a formar os tecidos verdadeiros: a ectoderme, a esoderme e a endoderme.

Estes tecidos são formados através das células eucariontes animais, e é através deles que surgem os órgão e os sistemas do corpo do animal.

Entre as milhões de espécies de animais, podemos destacar alguns exemplos bem conhecidos de animais eucariontes: pássaros, peixes, répteis, anfíbios, insetos, vermes, moluscos, águas-vivas, esponjas, insetos, e até mesmo nós seres humanos.

Veja mais sobre reino animal.

Plantas

plantas

Outro grande grupo de seres vivos eucariontes são as plantas e vegetais. São conhecidos, inclusive, por ser um tipo especial de célula eucarionte, devido às seguintes características:

  • têm paredes celulares reforçadas, feitas principalmente de celulose, e ajudam a manter o suporte estrutural da planta;
  • possuem um grande vacúolo no centro, que ajuda a manter a planta em pé;
  • contêm organelas chamadas cloroplastos, que contêm a molécula de clorofila. A clorofila é usada no processo de fotossíntese, que é quando a planta produz o seu próprio alimento através da energia solar, dióxido de carbono e água.

Fungos

fungos

Outro grupo de seres eucariontes, são os fungos. Assim como as células eucariontes dos vegetais, as células dos fungos também possuem uma parede celular, porém, feita de quitina.

Essa mesma substância é encontrada no exoesqueletos de insetos, aquele tipo de corpo mais duro, como uma forma de casca, que protege o corpo do animal.

Uma característica que diferencia as células eucarióticas dos fungos, é a existência de uma espécie de buraco que permite a passagem de citoplasma e organelas entre elas.

Isso torna os limites entre as células muito menos claros, como nos outros seres.

Alguns exemplos de fungos são: os cogumelos, os bolores, o mofo, entre outros.

Protozoários

protozoários

O grupo dos protozoários é o exemplo de ser vivo eucarionte unicelular, ou seja, que possui apenas uma célula.

Os protozoários se movem, comem e digerem os alimentos através de vacúolos, uma espécie de vesícula presente em abundância na célula eucarionte.

Alguns protozoários possuem cílios e flagelos que ajudam na sua locomoção. Alguns também possuem uma camada fina chamada de película, que fornece suporte à membrana celular.

Entenda melhor sobre o exoesqueleto.

Exemplo de protozoário: Trypanosoma cruzi.

Diferença entre a célula eucarionte e procarionte

procarionte e eucarionte

As células eucariontes e procariontes se diferenciam em diversos fatores. A célula procarionte, por exemplo, é a mais antiga, surgindo há cerca 3,5 bilhões de anos, além se ser mais simples em sua estruturação.

Veja na tabela as principais diferenças entre as células eucariontes e procariontes.

CARACTERÍSTICA CÉLULA EUCARIONTE CÉLULA PROCARIONTE
Complexidade Mais complexa Menos complexa
Organelas (estruturas da célula) Possui Não possui
Material genético É localizado dentro do núcleo Está solto no citoplasma
Tipos de seres Protistas, fungos, plantas e animais Bactérias, archaea e cianobactérias
Presença em seres unicelulares ou pluricelulares Unicelular ou pluricelular Somente em seres unicelulares
Tamanho 10 a 100 μm de diâmetro 1 a 5 μm de diâmetro
Tempo de surgimento Surgiu há 1,7 bilhões de anos Surgiu há 3,5 bilhões de anos

Leia mais sobre célula procarionte.

Veja também sobre:

Data de atualização: 05/11/2020.