Características gerais dos mamíferos

Mamíferos é o nome dado a uma classe de animais, também chamada de mammalia.

Podem ser terrestres (como o leão, elefante e macaco) ou aquáticos (como a baleia, golfinho e urso polar).

Conheça as características gerais dos mamíferos:

mamiferos

1. Glândulas mamárias

A presença de glândulas mamárias é a principal característica dos mamíferos, que deu a eles esse nome. Os animais dessa classe têm glândulas mamárias que são capazes de produzir leite para amamentar os seus filhotes.

Tanto os machos como as fêmeas têm as glândulas mamárias, mas nas fêmeas as glândulas são mais desenvolvidas e responsáveis pela alimentação da cria.

2. Coração dividido em 4 cavidades

O coração dos mamíferos é dividido em 4 partes, chamadas de cavidades: átrio direito, átrio esquerdo, ventrículo direito e ventrículo esquerdo. No coração dos mamíferos também existe a separação entre o sangue arterial (com bastante oxigênio) e o sangue venoso (com pouco oxigênio).

Na maioria dos mamíferos a artéria aorta, que é a responsável por levar o sangue com oxigênio para todo o corpo, fica ao lado esquerdo do coração. 

3. Pelos

A pele dos animais mamíferos é coberta por pelos, alguns totalmente e outros parcialmente. A presença de pelos sobre a pele tem a função de fazer a proteção e o equilíbrio da temperatura do corpo.

A pele é formada por queratina, uma proteína que tem capacidade de proteger a pele de agressões como umidade, frio e calor.

A proteção da temperatura do corpo desses animais também é garantida pelas glândulas sudoríparas e pelas glândulas sebáceas, que têm a capacidade de controlar a temperatura corporal e proteger a pele.

4. São vertebrados

Os mamíferos são animais vertebrados, ou seja, eles têm a coluna formada por vértebras, que são ossos unidos que formam a coluna espinhal. A medula espinhal é uma ligação do cérebro com a coluna que começa no crânio e termina no final das costelas.

A coluna espinhal, juntamente com os músculos, permite que os mamíferos tenham mais flexibilidade e consigam se movimentar mais que os outros animais que não têm essas características.

5. Dentes

Os mamíferos têm dentes diferentes uns dos outros e cada um deles têm uma função. São exemplos os dentes caninos, incisivos e molares.

Os dentes caninos são pontudos e são os mais fortes, usados para mastigar e rasgar a carne das presas. Os dentes incisivos e os molares são planos e servem para cortar e mastigar os alimentos.

6. Cérebro desenvolvido

Nos mamíferos o cérebro é mais desenvolvido e maior do que em outros animais.

A parte do cérebro responsável pela inteligência e pelo registro de memórias é bem desenvolvida e permite que eles tenham mais capacidade de aprender, de desenvolver a coordenação e de guardar memórias.

7. Diafragma

O diafragma é um músculo que fica localizado entre a região do tórax e o abdômen. A função desse músculo é controlar a respiração dos mamíferos, garantindo a entrada e a saída de ar dos pulmões. 

Todos os animais mamíferos têm respiração pulmonar.

Data de atualização: 10/05/2018. Características gerais dos mamíferos está na categoria: Geral