Significado de Simbiose

O que é Simbiose:

Simbiose, em biologia, é uma associação de dois seres vivos, duas plantas ou uma planta e um animal, na qual ambos os organismos recebem benefícios, mesmo que em proporções desiguais.

Alguns biólogos consideram que, qualquer relação, entre dois seres vivos envolvidos em contato direto representa uma simbiose, não importando a qual organismo ela beneficie ou prejudique, é o caso dos parasitas, que fazem morada no corpo de outro ser, ou mesmo dentro dele.

Por extensão, simbiose significa a vida em comum. É uma associação, entre dois seres vivos, que levam uma vida juntos. É um concubinato.

Exemplos de simbiose

As orquídeas vivem em árvores e rochedos, locais com bastante matéria orgânica, mas pobre em sais minerais. No entanto, suas raízes, com aspecto esponjoso, abrigam fungos que decompõem a matéria orgânica do substrato que se transforma em sais minerais, que são assimilados pelas plantas. Por outro lado as plantas realizam a fotossíntese e sintetizam os nutrientes para a sobrevivência dos fungos.

O líquen é o resultado da simbiose  entre o fungo e a alga, onde o fungo fornece abrigo e umidade e a alga fornece hidrato de carbono. Vivem como se fossem um único ser, são considerados por alguns biólogos como parasitas, como se os fungos cultivassem as algas em benefício próprio.

Alguns cnidários ou celenterados , como as hidras, alojam algas nos seus tentáculos, que são confundidas com vegetação, principalmente pela cor esverdeada de seu corpo, na qual se deve a presença de algas verdes unicelulares no seu interior. Essas algas realizam fotossíntese, cujos produtos são compartilhados com as hidras em uma relação de simbiose.

Data de atualização: 05/06/2015. O significado de Simbiose está na categoria: Ciência