Significado da Bandeira da Austrália

O que significa a Bandeira da Austrália:

Bandeira da AustráliaBandeira da Austrália é um dos principais símbolos nacionais da Commonwealth of Australia (Comunidade da Austrália).

A bandeira australiana tem a proporção de 1:2 e é constituída com a predominância de três cores: branco, azul e vermelho.

No canto superior esquerdo, ocupando um quarto (1/4) da bandeira, está a Union Jack, nome popular da bandeira do Reino Unido.

Sob um fundo azul e abaixo da bandeira do Reino Unido (do lado esquerdo), fica uma grande estrela branca de sete pontas. No lado oposto está a representação da constelação do Cruzeiro do Sul, com quatro estrelas de sete pontas da cor branca.

No meio do Cruzeiro do Sul, no entanto, ainda existe a figura de outra estrela branca, mas com apenas cinco pontas.

A bandeira da Austrália foi oficialmente adotada pelo país em 3 de setembro de 1901. Por este motivo, em 1996, o 22º governador-geral da Austrália decretou este o Dia da Bandeira Nacional Australiana.

Muitas pessoas confundem a bandeira da Austrália com a bandeira da Nova Zelândia, devido a grande semelhança que ambas apresentam.

No entanto, a bandeira da Nova Zelândia se diferencia por ter as estrelas que formam o Cruzeiro do Sul da cor vermelha, de cinco pontas e com as bordas brancas.

Outra diferença entre as bandeiras é a dimensão de ambas: a australiana tem 1:2, enquanto a neozelandesa tem 3:4.

Bandeira da Austrália e Nova Zelândia

Como visto, a bandeira da Nova Zelândia também não tem a grande estrela de sete pontas que existe na da Austrália.

Significado das cores da bandeira da Austrália

As cores da bandeira da Austrália são azul, branco e vermelho, no entanto, estas não são consideradas as cores típicas do povo australiano, mas sim o verde e amarelo.

A tricolor presenta na bandeira são as cores em homenagem aos Reino Unido, colonizador da Austrália.

No entanto, o verde e o amarelo (ou dourado), as cores típicas dos australianos, consiste numa homenagem aos povos aborígenes que habitam as terras australianas antes da chegada dos ingleses.

Essas duas cores simbolizam uma planta chamada Wattle, conhecida por existir em abundância na Austrália e em quase nenhuma outra região do mundo.

Significado dos símbolos da bandeira da Austrália

A Union Jack (bandeira do Reino Unido), localizada no canto superior esquerdo da bandeira da Austrália, simboliza uma homenagem aos responsáveis pela colonização das terras australianas.

A grande estrela branca, também conhecida por Estrela da Federação, simboliza os seis estados e o território australiano, que são representados pelas sete pontas que compõem a estrela.

Do lado aposto, as quatro estrelas de sete pontas e uma de cinco pontas formam a representação da constelação do Cruzeiro do Sul. Esta constelação pode ser vista da Austrália a qualquer hora do dia.

Descubra o significado das outras bandeiras de países.

Data de atualização: 15/05/2018. O significado da Bandeira da Austrália está na categoria: Geral