Significado da Bandeira da Holanda

O que significa a Bandeira da Holanda:

Bandeira da HolandaA bandeira da Holanda (também conhecida por Países Baixos) é um dos símbolos máximos da nação holandesa perante os outros países do mundo.

Esta bandeira é formada por três faixas horizontais de mesmo tamanho, com as seguintes cores: vermelho (no topo), branco (no meio) e azul cobalto (em baixo). A proporção oficial da bandeira da Holanda é de 2:3.

Considerada a bandeira tricolor mais antiga do mundo ainda em uso, este símbolo da nação holandesa foi oficialmente instituído no país através de um Decreto Real em 19 de fevereiro de 1937.

No entanto, muitas outras variantes desta bandeira foram usadas desde a Idade Média.

Uma das mais conhecidas foi a chamada “Bandeira do Príncipe” ou Prinsenvlag, em homenagem ao príncipe William I de Orange, responsável por liderar a luta pela independência da Holanda contra a Espanha, em meados do século XVI.

Esta bandeira também era formada por três faixas horizontais, sendo a primeira da cor laranja (no topo), a segunda em branco (no meio), e azul (em baixo).

Por volta do século XVII, a cor laranja da bandeira foi substituída pelo vermelho. Acredita-se que a substituição ocorreu porque, antigamente, a cor laranja da bandeira tendia a tingir e ficar avermelhada. Para evitar confusões com as cores, ficou decidido oficializar o vermelho definitivamente no lugar da cor laranja.

Assim, em 1796, o vermelho, o branco e o azul foram oficialmente anunciados como as novas cores da bandeira dos Países Baixos.

A bandeira da Holanda ainda foi responsável por influenciar muitas outras nações, como a Rússia, por exemplo.

As cores vermelho-branco-azul ficaram conhecidas como “cores pan-Eslávicas”.

Uma curiosidade sobre a bandeira da Holanda é a sua grande semelhança com a bandeira da França. Na realidade, a única diferença entre ambas é que a holandesa está na posição horizontal, enquanto a francesa apresenta-se na vertical.

Significado das cores da bandeira da Holanda

As cores da bandeira da Holanda são uma homenagem ao príncipe William I de Orange, conhecido também como “William, o silencioso”.

Este monarca liderou uma revolta holandesa contra o domínio dos espanhóis no território.

A cor vermelha (que inicialmente era laranja) assim como o branco e o azul são baseadas nas cores heráldicas do brasão da nobre família de Orange-Nassau.

Veja o significado das outras bandeiras de países.

Data de atualização: 15/05/2018. O significado da Bandeira da Holanda está na categoria: Geral