Bandeira da Argentina

Equipe do Significados
Equipe do Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

A bandeira da Argentina é um dos principais símbolos oficiais da República deste país, representando o povo argentino perante as demais nações mundiais.

Atualmente, a bandeira oficial da Argentina tem a proporção de 9:14 (altura x largura), e é formada por três faixas horizontais de mesmo tamanho, sendo a primeira e a última da cor azul-celeste, separadas por uma faixa branca. No centro da bandeira, sobre o fundo branco, também está o símbolo do Sol de Maio.

Bandeira da Argentina

Até 1985, a Argentina utilizava dois modelos diferentes de bandeiras: a civil e a de guerra. A diferença estava na presença do Sol de Maio no centro da “bandeira de guerra”, enquanto que a civil apresentava apenas as faixas azul-celeste e branco.

Mas, a partir da referida data, o modelo com o Sol de Maio passou a ser usado em todas as ocasiões, seja no âmbito civil, estatal ou militar.

Cores da bandeira da Argentina

As cores oficiais da bandeira da Argentina, de acordo com o padrão CIE 1976, são: azul-celeste, branco, amarelo “ouro” e marrom.

Cada uma das cores que compõe a bandeira argentina tem um significado simbólico:

Azul-celeste: representa o azul do céu;

Branco: representa as nuvens, além do sentimento de paz e pureza;

Amarelo “ouro” e marrom: representam o sol.

Alguns historiadores atribuem diferentes interpretações ao significado das cores da bandeira da Argentina, como a provável relação que teriam com a devoção do povo argentino à imagem de Virgem Maria, além de representar as cores da Casa de Bourbon (linhagem de uma nobre família europeia).

Sol de Mayo

Sol de Mayo

No centro da bandeira argentina está o Sol de Maio (Sol de Mayo, em espanhol), um dos símbolos oficiais do país.

O “Sol de Mayo” é composto por 32 raios, sendo 16 retos e 16 ondulados, em torno da imagem de um sol com a figura de um rosto humano. É considerado a representação do deus do sol da mitologia Inca, Apu Inti.

O Sol de Maio faz referência à Revolução de Maio, evento este que ocorreu entre 18 e 25 de maio de 1810, e marcou o início do processo de independência da Argentina (até então conhecida como Vice-Reino do Rio da Prata) em relação à Espanha.

A criação da atual representação do Sol de Maio é de autoria do peruano Juan de Dios Rivera Túpac Amaru (1760 – 1843), conhecido por “El Inca”, devido ao fato de ser descendente da nobreza desta civilização.

O seu uso como escudo nacional argentino foi atribuído a partir do decreto de 12 de março de 1813, instituído pela Assembleia Geral Constituinte.

O Sol de Maio também faz parte da bandeira oficial do Uruguai.

Veja também a bandeira do Uruguai.

História da bandeira da Argentina

A atual versão da bandeira argentina foi concebida pelo militar e intelectual Manuel Belgrano, apresentada inicialmente em 27 de fevereiro de 1812, como símbolo da Guerra da Independência.

A concepção da bandeira foi feita na região de Rosario e hasteada pela primeira vez no topo da Igreja de São Nicolau de Bari, em 23 de agosto de 1812.

A bandeira feita por Belgrano, no entanto, só foi declarada oficialmente um símbolo argentino em 20 de julho de 1816, juntamente com a Declaração de Independência do país.

O Sol de Maio só foi incluído em 1818, por votação do Congresso, mas, como dito, originalmente só era utilizado na “bandeira de guerra”.

Veja também:

Equipe do Significados
Equipe do Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar