Bandeira do México
A bandeira do México é um dos principais símbolos patrióticos daquele país, utilizada como uma representação de toda a nação mexicana.
Esta é uma bandeira tricolor, formada por três faixas verticais do mesmo tamanho e com as respectivas cores da esquerda para a direita: verde, branco e vermelho. A proporção da bandeira do México é de 4:7.
Na faixa central, ainda está o brasão nacional do México, representado pela figura de uma águia pousada em um cacto e carregando uma serpente viva.
A atual bandeira do México existe desde 16 de setembro de 1968, no entanto a configuração geral deste símbolo patriótico, incluindo as cores utilizadas, tem sido usada desde 1821, quando o México conquistou a sua independência sobre a Espanha.
De acordo com a "Lei sobre el escudo, la bandera y el Himno Nacionales” (Lei das Armas, Bandeiras e Hino Nacional), aprovada em 1984, o desenho da bandeira do México fica definido da seguinte forma:
“Art. 3: A Bandeira Nacional é um retângulo dividido em três faixas verticais equidimensionais, com as cores dispostas da seguinte forma, da tralha para o batente: verde, branco e vermelho. Centrado na faixa branca, o Brasão Nacional tem um diâmetro igual a três quartos da largura da faixa branca. A proporção da bandeira é 4 por 7. Poderá levar laço com as mesmas cores junto à ponteira”.
Significado das cores da bandeira do México
Os significados das cores da bandeira do México foram modificados com o passar dos anos.
Inicialmente, o verde, o branco e o vermelho foram escolhidos como as cores representativas da bandeira do México por pertencerem ao estandarte do Exército das Três Garantias, grupo que ficou conhecido por participar da fase final da Guerra de Independência do México.
Originalmente, as cores tinham o seguinte significado:
- Verde: independência (da Espanha)
- Branco: religião Católica
- Vermelho: união entre os europeus e os indígenas americanos.
Atualmente, por influência do ex-presidente mexicano Benito Juárez, que governou entre 1858 e 1872, e como consequência da chamada Guerra da Reforma (ou Guerra dos Três Anos), os significados das cores da bandeira foram alterados para:
- Verde: esperança
- Branco: unidade
- Vermelho: o sangue dos heróis nacionais
Como a Lei das Armas, Bandeiras e Hino Nacional não prevê uma oficialização do significado das cores da bandeira do país, existem diversas outras interpretações associadas ao simbolismo dessas cores.
Veja também: