Significado da Bandeira da Jamaica

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana BezerraProfessora de História

O que é a Bandeira da Jamaica:

A bandeira da Jamaica é representada por duas linhas amarelas diagonais e quatro triângulos. Os triângulos da parte superior e inferior são verdes e os triângulos das laterais são pretos.

Essa bandeira foi adotada no dia 6 de agosto de 1962, quando a Jamaica se tornou independente do domínio britânico.

Bandeira da JamaicaBandeira oficial da Jamaica.

Essa bandeira deve ser confeccionada em proporção 1:2, isto é, 1 metro de largura para dois metros de comprimento.

Uma curiosidade sobre essa bandeira é que ela é a única no mundo que não possui as cores branco, vermelho ou azul. Todos os outros países usam uma dessas três cores em sua bandeira.

Significado das cores da bandeira da Jamaica

O simbolismo da bandeira da Jamaica é sintetizado na seguinte frase: "dificuldades existem, mas a terra é verde e o sol brilha" (hardships there are, but the land is green and the sun shineth).

Significado das cores:

  • Verde: esperança e riqueza da flora.
  • Amarelo: luz do sol e riquezas naturais.
  • Preto: força e criatividade dos habitantes para superar as dificuldades.

História da bandeira da Jamaica

Em 1958 foi criada a Federação da Índias Ocidentais, que reunia diversas colônias britânicas do Caribe, entre elas a Jamaica. O objetivo dessa Federação era a criação de um Estado independente, apoiado pela metrópole. Esse projeto, no entanto, não obteve sucesso e em 1962 a Federação foi dissolvida.

Antecipando-se à essa dissolução, um comitê de representantes da Jamaica propôs uma competição para a criação da bandeira. O intuito era que no momento da oficialização da independência em relação ao domínio britânico, o país já possuísse sua bandeira oficial.

O modelo vencedor da competição possuía as mesmas cores (que foram previamente definidas pelo comitê), mas era formado por apenas três listras horizontais e de mesmo tamanho, sendo a verde na parte superior, a amarela no meio e a preta na parte inferior.

Veja também o significado da Bandeira da Inglaterra.

Bandeira JamaicaPrimeira proposta para a bandeira Jamaicana.

Esse modelo, no entanto, era muito similar à bandeira da Tanganica, um país que existiu entre os anos de 1961 e 1964, onde hoje está localizada a Tanzânia.

Assim, optou-se pelo modelo que se utiliza até hoje, com as linhas diagonais amarelas e os triângulos verdes e pretos.

Bandeira Naval da Jamaica

A Jamaica também possui uma bandeira naval, utilizada por embarcações ou pela guarda costeira.

Essa bandeira traz a Cruz de São Jorge (também presente nas bandeiras da Inglaterra e Reino Unido) e no cantão superior esquerdo está a bandeira oficial da Jamaica.

Bandeira Naval da Jamaica

Conheça também a Bandeira do Brasil, Bandeira dos Estados Unidos e Bandeira do Canadá.

Data de atualização: 17/09/2019.

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.