Significado da Bandeira da China

O que é a Bandeira da China:

Bandeira da ChinaA bandeira nacional da República Popular da China é um dos maiores símbolos da nação chinesa, ao lado do escudo da República e do Hino Nacional Chinês. 

A bandeira da China tem o fundo vermelho com cinco estrelas amarelasno canto esquerdo, uma grande e as outras quatro pequenas orbitando pelo lado direito da maior estrela.

Nas cores e disposição, a bandeira da China se assemelha à antiga bandeira da União Soviética, que tinha fundo vermelho e era ornada com uma foice e um martelo representando os trabalhadores rurais e da indústria, e em cima uma estrela vazada em alusão ao Partido Comunista.

Significado dos elementos da bandeira da China

O vermelho no fundo da bandeira da China representa a revolução comunista, e a estrela maior é o Partido Comunista Chinês (PCC). 

O amarelo representa o solo chinês iluminado pelo sol, sobre a terra vermelha, mostrando a produtividade daquele território.

As estrelas menores não possuem uma representação oficial, mas diz-se que significam o povo chinês e a simbologia indica o alinhamento da população com o Partido Comunista, em obediência e reverência. 

A versão mais comum para a representação das quatro estrelas está relacionada às classes populares designadas por Mao Tsé-tung em seus textos. O líder da Revolução Comunista Chinesa, e fundador da República Popular da China, dividiu o povo em quatro classes: o proletariado, a burguesia urbana, o camponês e a burguesia rural. E cada uma delas seria uma estrela pequena na bandeira.

Todas as cinco estrelas possuem cinco pontas. As quatro menores formam um arco ao lado da maior, com um dos vértices voltados à estrela principal.

A proporção de comprimento e altura da bandeira da China é de 3:2.

História da Bandeira da China

A atual bandeira da China foi adotada em 27 de setembro de 1949, depois da Guerra Civil que culminou com a Revolução Comunista.

Sua primeira aparição pública foi no dia Primeiro de Outubro de 1949, na Praça da Paz Celestial, em Pequim, na fundação da República Popular da China.

Bandeira Imperial da ChinaMas a primeira bandeira chinesa foi criada ainda no Império, durante a dinastia imediatamente anterior ao período da república, a Dinastia Qing. A bandeira imperial foi utilizada de 1890 a 1912, e ostentava um dragão azul sob um fundo amarelo e com um sol vermelho ao canto. 

Primeira Bandeira da República da ChinaEm 1912, com a Revolução de Xinhai que proclamou a primeira República na China, o símbolo do imperador foi substituído por uma versão listrada. Eram cinco listras: vermelha, amarela, azul, branca e preta. Todas as cores constavam na antiga bandeira do Império.

Segunda bandeira da República da ChinaEm 1928, a bandeira listrada é trocada por uma versão de fundo vermelho com um retângulo azul no canto esquerdo e um sol branco com 12 raios, por cima do retângulo. A antiga bandeira da República da China é até hoje utilizada pelo Taiwan.

Descubra o significado das outras bandeiras dos países.

Data de atualização: 15/05/2018. O significado da Bandeira da China está na categoria: Geral