Significado de Capitalista

O que é Capitalista:

Capitalista é o indivíduo que vive com base no rendimento do capital financeiro privado. Este termo também pode estar relacionado a tudo o que é relativo ao capitalismo, um sistema socioeconômico caracterizado pela produção e distribuição de bens e serviços por propriedades privadas que visam o lucro.

Atualmente, grande parte das nações mundiais são formadas por sociedades capitalistas, principalmente no ocidente. Entre algumas das principais características do modo de produção do sistema capitalista, destaque para:

  • Existência da propriedade privada;
  • Acúmulo de riquezas;
  • Estado não interfere na oferta, demanda, preço e distribuição de bens de consumo e serviços;
  • Existência da livre concorrência e comércio;
  • Trabalhadores recebem salários por seus trabalhos;
  • O capitalista (dono da propriedade privada) pode contratar ou demitir funcionários, de acordo com suas necessidades, desde que siga as normas trabalhistas vigentes no local onde propriedade se localiza;
  • Existência de desigualdades econômicas (pessoas muito ricas e pobres), principalmente em nações em desenvolvimento;

O sistema capitalista surgiu em meados do século XV, com o declínio Feudalismo que imperava durante a Idade Média, e o aparecimento da burguesia, marcando o início da chamada Idade Moderna.

O modo de produção capitalista neste período era conhecido como Mercantilismo ou Capitalismo Comercial (considerado um pré-capitalismo), sendo que o principal meio de enriquecimento da burguesia consistia na exploração de novas terras, comercialização de escravos e metais preciosos, por exemplo.

O Capitalismo Financeiro é o sistema capitalista vigente no mundo contemporâneo, baseando principalmente na globalização e no monopólio das grandes empresas e bancos.

Saiba mais sobre o Capitalismo e o Capitalismo Financeiro.

Capitalista e Socialista

Ao contrário do pensamento capitalista, a ideologia socialista defende a acumulação e apropriação pública dos meios de produção. Além disso, o socialismo ainda defende o princípio da igualdade econômica.

O pensamento socialista é aposto ao modelo capitalista. O primeiro se desenvolveu no século XVIII, tendo como principais idealizadores Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier (Socialismo Utópico) e Karl Marx e Friedrich Engels (Socialismo Científico).

Saiba mais sobre:

Capitalismo e Socialismo

Capital na economia

Data de atualização: 12/11/2019.