Significado de Comunista

O que é Comunista:

Comunista é um adjetivo de dois gêneros que indica alguma coisa pertencente ao comunismo. Pode também ser um substantivo, remetendo para uma pessoa com tendências comunistas ou que pertence a um partido comunista.

No âmbito da sociologia, uma mentalidade comunista contribui para a formação de uma sociedade em que os bens pertencem à comunidade e cada elemento recebe o que precisa para viver, trabalhando de acordo com as suas aptidões.

Além disso, um comunista também pode ser uma pessoa que faz parte desse movimento revolucionário, que tem como objetivo instituir uma sociedade comunista através da extinção do sistema capitalista.

Um dos objetivos do comunismo na sua vertente revolucionária é instituir uma ditadura do proletariado, como ferramenta da revolução do proletariado, que tem como fundamento o marxismo aprimorado pelo leninismo.

A palavra "comunismo", com origem no latim communis (que significa comum), remete para uma doutrina social em que todas as pessoas teriam o mesmo direito a tudo. Para que isso fosse possível, as propriedades privadas deixariam de existir.

O surgimento do comunismo 

Os ideais comunistas são presentes desde períodos muito antigos da história mundial. No período da Pré-História o chamado "comunismo primitivo" tinha como base a ideia de que tudo pertencia a todos e que os bens produzidos seriam divididos de maneira suficiente para garantir que as necessidades da comunidade fossem supridas.

O comunismo, mais modernamente, teve grande influência da Revolução Industrial, no século XIX. As principais motivações foram a luta contra o liberalismo econômico e as consequências dos abusos capitalistas nesse período. 

Outras revoluções que também influenciaram e estabeleceram o comunismo foram a Revolução Russa de 1917 e a Revolução Cubana de 1959.

O acúmulo de bens, a divisão da sociedade em classes sociais, a posse dos meios de produção e a propriedade privada são ideias não aceitas no comunismo. Com a eliminação destas características, pertencentes ao capitalismo, as classes sociais e as desigualdades deixariam de existir. 

A partir do fim da separação da sociedade em classes sociais, passaria a existir a sociedade comunista. 

Os principais ideais comunistas são:

  • os meios de produção devem pertencer a toda sociedade,
  • a produção deve ser dividida entre todos,
  • o direito à propriedade privada não deve existir,
  • a produção deve ser apenas em quantidade suficiente para garantir o funcionamento da sociedade,
  • não deve existir o acúmulo de bens.

Karl Marx e Friedrich Engels foram os responsáveis pela concepção das ideias comunistas, que foram descritas no Manifesto do Partido Comunista, publicado em 1848.

Manifesto do Partido Comunista

O Manifesto do Partido Comunista é o documento mais importante do comunismo e foi escrito por Karl Marx e Friedrich Engels. Este Manifesto revela a teoria da luta de classes com o objetivo de suprimir definitivamente a classe burguesa dominante, iniciando uma sociedade sem divisão por classes.

O Manifesto faz severas críticas à organização da sociedade em torno dos ideais capitalistas, além de críticas à burguesia, que é descrita como a classe social responsável pela opressão ao proletariado.

No Manifesto são defendidas ideias como o fim do direito sobre a propriedade privada, o não acúmulo de bens e a entrega dos meios de produção para o Estado.

Marx e Engels defendiam que a união da classe trabalhadora teria força suficiente para derrubar os ideais capitalistas e acabar com a opressão da burguesia sobre o proletariado.

Países comunistas

Atualmente, os países comunistas no mundo são: China, Cuba, Laos, Coreia do Norte e Vietnã.

Estes países são definidos oficialmente como nações comunistas. Entretanto, o comunismo não acontece de maneira plena, nos moldes do que é previsto na doutrina comunista.

Pode-se dizer que nestes países os ideais comunistas existem, mas são adaptados à coexistência com características capitalistas.

Veja a diferença entre comunismo e socialismo e conheça 6 características do comunismo.

Data de atualização: 13/07/2018. O significado de Comunista está na categoria: Geral