5 Características de uma pessoa introvertida

Uma pessoa considerada introvertida é quem costuma ter mais necessidade de prestar atenção ao seu mundo interior. Em geral é alguém que costuma dar muita importância aos seus sentimentos e suas sensações.

Veja cinco características que são comuns na maioria das pessoas introvertidas:

1. São reflexivas

pensativa

A pessoa introvertida costuma também ser muito reflexiva, ou seja, em geral é alguém que tem o hábito de refletir profundamente sobre os assuntos e as questões que lhe interessam.

A pessoa introvertida costuma fazer auto-análises, observar as suas reações diante de acontecimentos e repensar suas atitudes. Em geral são pessoas que dão muita atenção aos seus pensamentos e sentimentos e à maneira como se sentem diante das situações que vivem. 

Uma outra característica que é uma consequência de ser reflexivo é que as pessoas introvertidas têm o hábito de pensar bastante antes de tomar uma decisão ou de se posicionar publicamente sobre um assunto. Elas costumam avaliar os prós e contras das decisões que pretendem tomar.

2. Valorizam mais as sensações e os sentimentos

Talvez essa seja a característica mais comum e que melhor representa a introversão de uma pessoa. A valorização de sentimentos é ligada à memória emocional.

Os introvertidos valorizam muito o que sentem, ou seja, levam em consideração todas as sensações e os sentimentos que são provocados quando vivem uma situação ou quando conhecem uma pessoa. Quase sempre as sensações geradas por uma situação vivida são mais valorizadas do que o acontecimento em si.

O introvertido, em geral, valoriza mais os sentimentos que são proporcionados e vividos, seja por um acontecimento, um objeto, uma pessoa ou qualquer outra experiência. Essa característica faz com elas tenhas muito da sua atenção voltada para si mesmas e para suas emoções.

3. São observadoras

observador

Em geral as pessoas introvertidas costumam ser bastante observadoras. Inclusive é muito comum que elas tenham o hábito de observar o funcionamento dos ambientes ou de grupos de pessoas que não conhecem antes de se integrar a eles.

A partir dessa característica de observação as pessoas introvertidas podem desenvolver uma alta capacidade de concentração em uma tarefa que precisam fazer. Muitas vezes a observação faz com que elas tenham uma boa capacidade de análise e de planejamento para concluir um objetivo.

Essa capacidade de observação também pode se manifestar em outras situações e pode ter uma ligação bem próxima com a característica de ser uma pessoa reflexiva, porque a observação leva à reflexão.

4. Gostam de passar um tempo sozinhas

Para muitas pessoas introvertidas passar por períodos sem companhia ou mesmo fazer atividades sozinho não é problema. Ao contrário disso, muitas vezes pode ser uma necessidade ou mesmo um prazer.

A pessoa mais introvertida costuma ter prazer em estar na sua própria companhia e com as suas ideias. Ela valoriza o autoconhecimento que vem desses momentos.

É importante saber que isso não significa que as pessoas introvertidas não gostem de conviver com outras pessoas. Mas, para elas, passar um tempo sozinhas costuma ser um hábito comum, que não gera sentimentos de angústia ou de solidão. 

Para os introvertidos estar sozinho significa um momento de descansar ou de "recarregar as energias", principalmente depois de estar em situações em que convivem com muitas pessoas.

5. Não gostam de ambientes tumultuados

Multidão

Também é comum que as pessoas introvertidas não gostem de estar em ambientes com muitas pessoas ou tumultuados, como festas e shows.

Mas, mesmo que pareça, isso não é um desejo de isolamento ou falta de capacidade de conviver com outras pessoas.

O que acontece, muitas vezes, é que estes ambientes confusos podem provocar uma sensação de desconforto ou de desgaste de energia nas pessoas mais introvertidas.

Veja também os significados de Introvertido e Introspecção.

Data de atualização: 19/03/2018. 5 Características de uma pessoa introvertida está na categoria: Geral