5 características de uma pessoa introvertida

Uma pessoa introvertida é aquela que evita o contato social e manifesta uma forte marca de timidez em sua personalidade. Em geral, é uma pessoa insegura e sensível a críticas.

Veja cinco características comuns às pessoas introvertidas:

1. São reflexivas

pensativa

A pessoa introvertida costuma também ser muito reflexiva, ou seja, alguém que tem o hábito de refletir profundamente sobre os assuntos e as questões que lhe interessam.

A pessoa introvertida costuma fazer auto-análises, observar as suas reações diante de acontecimentos e repensar suas atitudes. Em geral, são pessoas que dão muita atenção aos seus pensamentos e sentimentos e à maneira como se sentem diante das situações que vivem.

Uma outra característica que é uma consequência de ser reflexivo é que as pessoas introvertidas têm o hábito de pensar bastante antes de tomar uma decisão ou de se posicionar publicamente sobre um assunto. Elas costumam avaliar os prós e contras das decisões que pretendem tomar.

2. Evitam o contato social

As pessoas introvertidas tendem a se afastar da vida social, não são adeptas a grandes aglomerações ou a um excesso de interação social. Dificilmente, uma pessoa introvertida interage intensamente em grupos grandes, sobretudo, se não forem pessoas de sua confiança.

Em geral, a introversão faz com que as pessoas deem preferência a interações com pessoas mais próximas, de seu círculo de amizades ou parentes.

3. São observadoras

observador

É muito comum que pessoas introvertidas tenham o hábito de observar, podem passar bastante tempo caladas, observando a interação entre as outras pessoas.

Em geral, suas intervenções e falas, quando ocorrem, são curtos e com algum cuidado ou receio de se tornarem o centro das atenções.

Em determinados momentos, é possível que se tornem reflexivas e permaneçam imersas em seus próprios pensamentos e interpretações sobre os eventos.

4. Possuem uma tendência ao isolamento

É possível que pessoas introvertidas possuam uma tendência ao isolamento e a permanecer em rotinas previamente definidas em sua zona de segurança.

Para muitas pessoas introvertidas passar por períodos sem companhia ou mesmo fazer atividades sozinho não é problema. Ao contrário disso, muitas vezes pode ser uma necessidade ou mesmo um prazer.

É importante saber que isso não significa que as pessoas introvertidas não gostem de conviver com outras pessoas. Mas, para elas, passar um tempo sozinhas costuma ser um hábito comum, que não gera sentimentos de angústia ou de solidão.

5. Não gostam de compartilhar emoções e sentimentos

Muitas vezes a introversão pode ser identificada também como timidez. A introversão se manifesta como uma resistência à espontaneidade, principalmente, no que diz respeito à expressão de emoções e sentimentos.

A pessoa introvertida tende a se sentir exposta ao compartilhar aspectos mais íntimos de sua personalidade. É comum que a pessoa introvertida opte por interações mais superficiais, evitando essa exposição.

Veja também: introvertido e introspecção.

Leia sobre as qualidades de uma pessoa e saiba o que é a solitude.