Tipos de clima

Quais são os tipos de clima?

Clima é o conjunto de condições meteorológicas que identifica uma região. São as características que definem um ambiente, como temperatura das estações do ano, quantidade de chuvas, ventos, espécies de vegetação e de animais.

Existem dez tipos de clima no mundo: temperado, equatorial, tropical, subtropical, mediterrâneo, frio, frio de montanha, polar, semiárido e desértico.

1. Temperado

O clima temperado se caracteriza por ter as quatro estações do ano bem definidas. No período de verão as temperaturas são altas (com médias de 18 graus) e no inverno são baixas (com máximas em torno de 5 graus).

O outono tem temperaturas mais amenas em comparação com o inverno e a primavera tem temperaturas mais quentes que preparam para a chegada do verão. As chuvas são bem distribuídas ao longo de todo ano e podem chegar a 2000 milímetros anuais.

Flora e fauna

A flora do clima temperado é composta principalmente por árvores altas, como as araucárias, que formam as florestas temperadas. Existem também áreas de planícies, com uma espécie de vegetação baixa chamada pradaria.

Na floresta temperada, durante o outono, as folhas das árvores mudam de cor, deixando a paisagem em tons avermelhados e amarelados.

Como as estações do ano são bem definidas, a fauna do clima temperado é bem diversa. Alguns animais que representam a fauna do clima temperado são gambás, corujas, lobos, javalis e morcegos.

AraucariaAs araucárias são uma das árvores típicas do clima temperado.

Localização

No Brasil, o clima temperado ocorre na região sul do país, que abrange os estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Também é o clima de parte da Argentina e da Austrália, além de muitos países do Continente Europeu e da Ásia.

2. Equatorial

O clima equatorial tem temperaturas altas e muita umidade durante o ano todo, com grande ocorrência de chuvas em todas as estações. É comum que a quantidade de chuva ultrapasse os 2000 milímetros por ano.

Além disso, a amplitude térmica é pequena, ou seja, a diferença entre temperaturas máximas e mínimas é pequena. A média anual fica em torno de 26 graus, com mínimas de 18 graus e máximas de 35.

Flora e fauna

A floresta equatorial é o bioma que melhor representa esse clima, formada principalmente por uma vegetação diversa com árvores de grande porte. As espécies típicas da floresta equatorial são bem adaptadas aos ambientes úmidos.

O solo é igualmente úmido, formado por camadas de restos do processo de decomposição de animais, folhas de árvores e plantas.

A fauna do clima equatorial é de animais bem adaptados aos ambientes úmidos das florestas, como sapos, macacos, papagaios tucanos, onças e uma grande variedade de insetos.

Floresta amazônicaA Floresta Amazônica é a maior floresta equatorial do mundo, com cerca de 5 milhões e 500 mil km2.

Localização

O clima equatorial é característico dos locais mais próximos à Linha do Equador e abrange algumas regiões de todos os continentes, como Congo, Uganda, Jamaica, República Dominicana, Equador, Colômbia, Malásia e Indonésia e Austrália.

No Brasil, ocorre nos estados de Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Veja mais detalhes sobre o clima equatorial.

3. Tropical

No clima tropical não existem muitas diferenças entre as estações do ano. Por isso, a temperatura também não é muito variável e as médias são altas, em torno de 20 graus.

Apesar das estações não serem bem definidas, o clima tropical possui duas épocas que se diferenciam pela quantidade de chuva: um período de bastante seca (clima tropical seco) e outro chuvoso (clima tropical úmido). A quantidade de chuva pode chegar a 3000 milímetros em um ano.

Flora e fauna

O clima tropical tem dois tipos de vegetações predominantes, que variam conforme a região e quantidade de umidade local. A vegetação pode ser mais seca - chamada de savana - ou típica de climas mais úmidos, como a Floresta Amazônica.

Esse clima conta com uma diversidade de animais, como peixes, pássaros, onças, tucanos, araras, macacos, bichos-preguiça e insetos.

savanaA savana africana representa a vegetação do clima tropical.

Localização

Esse clima é característico de uma parte do Brasil, principalmente os estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Goiás e Ceará.

No mundo, o clima tropical ocorre em regiões de Equador, Peru, Costa Rica, Cuba, Venezuela, Austrália, Tailândia, Singapura, Madagascar, Angola, Congo e Quênia.

Conheça mais sobre a savana e o clima tropical.

4. Subtropical

O clima subtropical tem algumas semelhanças com o tropical. Tem as quatro estações do ano bem definidas, sendo o verão seco e com altas temperaturas e o inverno seco, mas com temperaturas baixas. A temperatura anual é de 20 graus.

A quantidade de chuva é bem distribuída ao longo de todo ano e não costuma ultrapassar a média de 1000 milímetros anuais.

Flora e fauna

A vegetação é formada por árvores altas e as florestas subtropicais podem ter vegetações diferentes, de acordo com a região e com índice de chuva local, que também influência no tipo de vegetação encontrada.

As florestas de araucárias são típicas, principalmente nas zonas mais elevadas e os bambus também se desenvolvem em algumas regiões. Em outras regiões podem ser encontradas espécies menores, como herbáceas e musgos.

No Rio Grande do Sul e em parte do Uruguai e da Argentina esse clima é representado pelo Pampa, formado por pequenos arbustos e espécies rasteiras.

A fauna subtropical é bastante diversa e abriga espécies como sapos, onças, jacarés, cobras, peixes, tamanduás, capivaras e gado.

PampaO Pampa é o bioma do clima subtropical no sul do Brasil, Uruguai e Argentina.

Localização

No Brasil, ocorre principalmente nos estados ao sul do país e também em parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Fora do país, também é típico de países como Uruguai, Argentina, México, Argélia, Tunísia, Egito, Israel, Índia, Nova Zelândia e Austrália.

Leia mais sobre o clima subtropical e conheça o Pampa.

5. Mediterrâneo (mediterrânico)

O clima mediterrâneo é caracterizado por estações do ano com temperaturas bem variadas e chuva mal distribuída durante os meses, com médias anuais de aproximadamente 1000 milímetros.

Os verões são bastante quentes e secos, com temperaturas médias de 20 graus. Já o inverno é bem chuvoso, com temperaturas baixas que podem chegar a 1 grau em alguns locais.

Nas regiões mais próximas do mar os índices de umidade são bastante altos, a média anual fica entre 70% e 80%.

Flora e fauna

A vegetação do clima mediterrâneo é representada pelas Florestas Mediterrâneas e por espécies resistentes ao calor e à baixa umidade do verão mediterrâneo. É composta por árvores de porte pequeno ou espécies rasteiras, como oliveiras, videiras, alfazema e cedro.

São animais típicos desse clima: répteis, veados, raposas, lebres, esquilos, corujas, cobras e coelhos. Existe também uma grande diversidade de aves e de insetos.

OliveiraAs oliveiras são árvores típicas do clima mediterrâneo.

Localização

O clima mediterrâneo ocorre nas regiões que ficam entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio. Predomina nos locais banhados pelo Mar Mediterrâneo, principalmente ao norte da África e ao sul da Europa. Marrocos, Espanha, Itália, Croácia, Turquia, Líbano, Síria, Argélia e Tunísia são alguns países com clima mediterrâneo.

O Brasil não possui nenhuma região com características do clima mediterrâneo.

6. Frio (subpolar)

O clima frio se caracteriza por duas estações bem definidas durante o ano: verão e inverno. O verão costuma ser ameno, com temperaturas pouco elevadas que não costumam ultrapassar a média de 10 graus.

Já o inverno é muito gelado e facilmente as temperaturas chegam abaixo de zero e por isso a formação de neve é comum.

As chuvas não são muito frequentes e normalmente não ultrapassam 1000 milímetros durante o ano todo.

Flora e fauna

A vegetação mais típica do clima frio são as coníferas, espécies altas e muito resistentes ao frio. A floresta dessa região é chamada de boreal ou alpina.

Como as temperaturas são muito baixas, a diversidade de vegetação é menor, já que poucas espécies são resistentes aos invernos longos e rigorosos.

ConíferasA floresta boreal é uma das vegetações mais encontradas no clima subpolar.

Localização

O clima subpolar acontece somente nas regiões mais extremas, nas localidades próximas ao Círculo Polar Ártico. Apresentam esse clima países como Finlândia, Suécia, Noruega, Islândia e Groenlândia e algumas regiões do Canadá, Estados Unidos (Alasca) e Rússia.

7. Frio de Montanha

Esse tipo de clima é caracterizado por grande variação entre as temperaturas mínimas e máximas. A variação das temperaturas é regida pela altitude, as temperaturas são mais baixas nas áreas com mais altitude.

No inverno, a formação de neve sempre acontece e as temperaturas registradas são negativas. Nas regiões mais altas a neve tende a não derreter durante o ano todo, independentemente da temperatura.

Normalmente a quantidade de chuva não passa 1500 milímetros por ano.

Flora e fauna

Como acontece em outras regiões frias, nesse a vegetação é composta basicamente por árvores resistentes ao frio intenso (como as coníferas) e por vegetações rasteiros e úmidas (como os musgos).

Quanto maior a altitude, menor é a quantidade de vegetação encontrada e nas regiões mais elevadas a vegetação não existe.

Alguns animais que são adaptados às grandes altitudes e ao frio são veados, ursos, lhamas e os leopardos das neves. As lhamas são originárias dos Andes e os leopardos do Continente Asiático.

HimalaiaO clima frio de montanha ocorre na região dos Himalaias.

Localização

O clima frio de montanha é típico de regiões montanhosas, onde as altitudes são maiores. Ocorre em alguns países europeus, asiáticos, sul-americanos e em parte dos Estados Unidos. Alpes Suíços, Himalaia, Pirineus e Cordilheira dos Andes são regiões de frio de montanha.

8. Polar

A característica mais marcante do clima polar são as temperaturas extremamente baixas. No período de inverno, a média das temperaturas é 30 graus negativos, podendo ser ainda mais baixa em alguns momentos.

No verão, as temperaturas também são baixas normalmente não ultrapassam os 5 graus.

A chuva é bem escassa no clima polar e as médias anuais não costumam ultrapassar a marca de 150 milímetros.

AntártidaA Antártida é uma região de clima polar.

Localização

O clima polar ocorre em regiões que ficam localizadas no Círculo Polar Ártico, como Alasca, Groenlândia e Antártida.

Conheça mais sobre o clima polar.

9. Semiárido

O clima semiárido tem temperaturas elevadas e pouca umidade, com sensação térmica de calor e ar seco. A variação térmica não é muito grande e as temperaturas médias ficam em torno de 28 graus.

Os índices de chuva são baixos e não uniformes ao longo do ano, sendo mais comuns no primeiro semestre. A média de chuvas não costuma ultrapassar 750 milímetros por ano. No Brasil as chuvas são mais abundantes, quando comparamos com outros países com o mesmo clima.

Flora e fauna

A vegetação típica do semiárido é composta por zonas de Cerrado e Caatinga. As árvores são de pequeno porte e a vegetação é pouco desenvolvida, pela ausência de chuvas e excesso de calor. Cactos e gramíneas são espécies encontradas nessas regiões.

O solo das zonas semiáridas também sofre as consequências do clima e por isso não é rico em nutrientes, ou seja, não é fértil para a agricultura.

A fauna é formada por animais bem adaptados ao clima, como algumas espécies de anfíbios, répteis e mamíferos. Sapos, cobras, onças, veados, macacos e lobos são alguns dos animais que vivem no clima semiárido.

CactusCactos são as espécies mais comuns do clima semiárido.

Conheça mais sobre a Caatinga e o Cerrado.

Localização

O clima semiárido é comum em zonas com altas temperaturas durante o ano todo ou em regiões com invernos e verões bem definidos. No Brasil, abrange principalmente a região Nordeste, mais comum em parte do Piauí, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Sergipe e Rio Grande do Norte.

Também ocorre em algumas zonas da América do Norte e alguns países da América do Sul e da África.

10. Desértico

O clima desértico se caracteriza por grande amplitude térmica, ou seja, muita diferença entre as temperaturas mínimas e máximas. O calor tem temperaturas muito elevadas e os frios são de temperaturas muito baixas.

A amplitude térmica pode acontecer em um mesmo dia, com temperaturas elevadas durante o dia e temperaturas excessivamente baixas durante a noite. Em um mesmo dia as temperaturas podem variar até 45 graus.

O índice pluviométrico é bastante baixo e as médias anuais de chuva não passam de 250 milímetros durante um ano. Em consequência disso, a umidade relativa do ar também é muito baixa, sendo inferior a 10% durante quase todo o ano.

Flora e fauna

O clima desértico tem pouca variedade de vegetação, já que o clima não é favorável ao desenvolvimento vegetal. Poucas espécies são adaptadas à sobrevivência em condições tão variáveis como essas, sendo os cactos e os arbustos pequenos os tipos mais comuns.

O solo é pobre nutrientes e bastante seco, por conta do calor e dos índices de umidade, que são muito baixos. Por isso, o solo arenoso não é fértil.

A fauna também não é diversa, já que são poucos os animais adaptados a esse clima. Insetos e alguns tipos de répteis são animais que podem sobreviver no clima desértico.

SaaraO Deserto do Saara, que se estende por mais de dez países do Continente Africano, é uma região de clima desértico.

Localização

Esse clima ocorre em regiões próximas aos Trópicos de Câncer e Capricórnio, como parte de África, Ásia, Estados Unidos, Chile, Peru e Austrália. Deserto do Saara, da Namíbia e do Atacama são alguns exemplos desse tipo de clima.

Leia mais sobre o significado de clima e os climas do Brasil.

Data de atualização: 30/03/2020.