Significado de Floresta Amazônica

O que é a Floresta Amazônica:

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo e representa 30% das florestas tropicais ainda existentes.

Com extensão de mais de 5,5 milhões de km2, a maior parte dela está localizada em território brasileiro e cerca de 40% está distribuída entre outros 8 países da América do Sul.

Parte do bioma amazônia, um dos seis biomas brasileiros, a Floresta Amazônica é uma das áreas de maior concentração de biodiversidade do planeta.

Existem cerca de 45.000 espécies de plantas e vertebrados e acredita-se que muitas espécies ainda não foram descobertas.

floresta amazonica

Características da Floresta Amazônica

Localização

No Brasil, a Floresta Amazônica está localizada na região norte e abrange os seguintes estados: Amazonas, Roraima, Acre, Amapá, Pará, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Rondônia.

Seu território se estende também por outros países: Colômbia, Peru, Venezuela, Bolívia, Equador, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

mapa floresta amazônicaMapa da Floresta Amazônica.

A Floresta Amazônica está localizada na bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo, com 6 milhões de km2 e 1100 afluentes. Seu principal rio é o Amazonas, o maior rio em extensão e volume de água do mundo.

Clima

A Floresta Amazônica tem clima equatorial, com temperatura e umidade do ar elevadas. A temperatura na região varia, em média, de 22º C a 28º C e tem índice pluviométrico que varia de 1.400mm a 3.500mm ao ano. A umidade do ar pode superar os 80%.

Ao longo de um ano, existem duas estações na região: a seca e a chuvosa.

Conheça os 6 biomas brasileiros.

Biodiversidade

A amazônia é uma das áreas mais ricas em biodiversidade do mundo, estima-se que 10% das espécies de plantas do mundo todo estejam nessa região. Veja o quadro abaixo com a quantidade de espécies de flora e fauna encontradas na Floresta Amazônica:

Plantas Mamíferos Aves Répteis Anfíbios
30.000 311 1300 273 232

As diversas espécies de plantas e animais oferecem sustento às populações locais. A caça e a pesca fornecem alimento e diversos produtos têm grande importância econômica para região, como é o caso do látex, que é extraído das seringueiras e é matéria-prima para a borracha.

Alguns animais que se encontram na Floresta Amazônica são: tucano, macaco, jacaré, onça, jiboia, sucuri, jaguatirica, jabuti, arara, piracuru.

Veja alguns deles:

floresta amazonicaArara Canindé.

piracuruPiracuru, pode atingir 3 metros de comprimento e pesar até 200 kg.

tucanoTucano.

Saiba mais sobre biodiversidade.

Solo

O solo da Floresta Amazônica é pobre, possui apenas uma camada fina de nutrientes chamada húmus, que é produzida a partir da decomposição de matéria orgânica. Esse camada, no entanto, é fundamental para o desenvolvimento das espécies da floresta.

Vegetação

Existem basicamente três formações vegetais na Floresta Amazônica e elas estão classificadas conforme sua proximidade aos cursos d'água:

  • Mata de terra firme: são áreas mais elevadas e que não são atingidas por inundações. Nessas regiões é possível encontrar árvores de grande porte, algumas espécies comuns nessa vegetação são o Angelim, o Mogno e a Castanheira.
  • Mata de várzea: são áreas baixas que são inundadas nos períodos de cheia dos rios. Nessa vegetação é possível encontrar espécies como o Jatobá e a Seringueira - árvore de grande importância econômica devido ao látex.
  • Mata de igapó: são áreas baixas que permanecem quase sempre alagadas e por isso também são chamadas de floresta alagada. As plantas nessa vegetação são de pequeno porte e alguns exemplos de espécies encontradas nessas regiões são a vitória-régia, o açaí e o sapo cururu.

sapo cururuO sapo cururu tem, em média, de 10 a 15 centímetros.

Preservação e desmatamento da Floresta Amazônica

Além da enorme biodiversidade e das fontes de sustento para as comunidades locais, a Floresta Amazônica tem um importante papel no equilíbrio climático do planeta.

As árvores, ao realizarem o processo da fotossíntese, absorvem gás carbônico (CO2) e liberam oxigênio (O2) e assim fazem a filtragem do ar. O gás carbônico é emitido pela queima de combustíveis fósseis e é o principal gás de efeito estufa.

Com menos florestas para a absorção do gás carbônico emitido pelo homem, maior é o acúmulo desse gás na atmosfera, e consequentemente, maior o efeito estufa e o aquecimento global.

Outro agravante é o próprio desmatamento da Floresta Amazônica, que ao ser queimada libera grandes quantidades de CO2. Estima-se que as queimadas dessa floresta emitam por ano 200 milhões de toneladas de carbono na atmosfera.

As principais ameaças para a preservação da Floresta Amazônica são a exploração ilegal da madeira, a mineração, a formação de de áreas para pasto e a falta de investimentos para a fiscalização.

desmatamento floresta amazônicaDesmatamento na Amazônia a partir da imagem de um satélite.

Saiba mais sobre efeito estufa e aquecimento global e desmatamento.

Rios voadores e a evapotranspiração

Os rios voadores originados na região da Floresta Amazônica são também fenômenos de grande importância para o equilíbrio ambiental em diversas regiões na América do Sul.

Esses rios são formados pelo processo da evapotranspiração, que é a absorção da água do solo pelas árvores e a liberação dessa água em forma de vapor d'água.

Parte dese vapor se precipita ocasionando chuvas na própria região da floresta, outra parte é levada pelas correntes de ar. Essa corrente de ar leva os rios voadores até a região da Cordilheira dos Andes, quando os rios encontram essa barreira, parte se precipita, parte segue com as correntes de ar.

Essas correntes seguem em direção ao centro-oeste, sudeste e sul do Brasil e também para a região da Bacia da Prata, sendo muito importantes para a manutenção da umidade nessas localidades.

Saiba mais sobre umidade.

Amazônia legal e amazônia internacional

Existem duas classificações conhecidas para a amazônia, a internacional e a legal. A Amazônia legal é a parte brasileira, presente em 9 estados e que representa 60% do total da extensão da Floresta Amazônica.

Essa classificação foi criada em 1953 durante o governo de Getúlio Vargas com o objetivo de criar estratégias para o desenvolvimento econômico da região.

A Amazônia internacional é representada por todo o território da floresta, compreendendo 9 países e 50% do território sul americano.

Entenda mais sobre a amazônia legal e amazônia internacional.

Dados sobre a Floresta Amazônica

  • 40% do território da América do Sul é Amazônia;
  • 40 mil espécies de plantas já foram identificadas na Amazônia;
  • 39 milhões de pessoas vivem na Amazônia;
  • 175 povos indígenas vivem na região;

Povos indígenas

  • 75% da população amazônica vive no Brasil;
  • Mais de 2.000 espécies já foram identificadas para uso como alimentos e medicamentos;
  • A Floresta Amazônica tem cerca de 10% de todas as espécies de plantas do planeta;
  • Os povos indígenas usam cerca de 1.600 espécies de plantas para a cura de doenças;
  • Os rios voadores liberam 17 trilhões de litros de água no Oceano Atlântico por dia.

Veja também o significado de clima equatorial, ecossistema e fauna.

Data de atualização: 12/11/2019.