Significado de Mata Atlântica

O que é Mata Atlântica:

Mata atlântica é um bioma tropical, composto por uma diversidade de formações vegetais e que está presente em grande parte do litoral brasileiro.

A Mata Atlântica é considerada uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, e a quinta area natural mais ameaçada do mundo.

Originalmente, a Mata Atlântica atingia uma area equivalente a aproximadamente 1.315.460 km2, abrangendo 17 estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí).

Este bioma está localizado nas regiões mais povoadas do Brasil, onde, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, habitam mais de 70% da população do país.

Saiba mais sobre o significado de bioma.

Toda esta “pressão populacional” fez com que grande parte da Mata Atlântica sofresse com a exploração ao longo da história do Brasil.

Atualmente, apenas cerca de 22% de sua cobertura original se preserva.

Mesmo assim, ainda possui uma das maiores biodiversidades do mundo, sendo decretada Reserva da Biosfera pela Unesco e um Patrimônio Nacional, pela Constituição Federal Brasileira.

SOS Mata Atlântica

Entidades e organizações não-governamentais, como a SOS Mata Atlântica, ajudam a pesquisar e criar campanhas de conscientização para preservar o que resta da Mata Atlântica e sua rica fauna e flora.

A Fundação SOS Mata Atlântica foi criada em 1986, com o objetivo de formar profissionais com conhecimentos sobre este bioma.

Ver também o significado de biodiversidade e Biomas brasileiros.

Data de atualização: 12/07/2018.